21 anos de Biblioteca Laureano Santos

Foi a 1 de dezembro de 2001 que o novo espaço da Biblioteca Laureano Santos, em Rio Maior, foi inaugurado pelo então Secretário de Estado da Cultura José Manuel Conde Rodrigues.

Era então transferida da “antiga Escola Comercial de Rio Maior”, onde funcionou anos a fio e com as condições possíveis.

Localizada no meio da malha urbana da cidade, a caminho das Escolas, com sala para crianças, sala para adultos, sala multimédia (com CD´s, com música e vídeo) eram uma novidade e um avanço significativo na sociedade do Rio Maior de então.

Pela mão da “Aqui há Gato”, de Santarém, uma livraria infantil, que promove o livro infantil através da arte, do teatro e das sessões de histórias, foram contadas/representadas histórias a um público de crianças ávidas em ouvir e participar e dando vida a um espaço em dia de feriado da Restauração da Independência.

Numa das histórias, foi representada a aventura do pequeno rato que era pequeno demais para alcançar a sua amada, uma girafa. Nunca desistiu e em cima de um dedal, de uma caixa de fósforos, de uma chávena e de uma alface, empilhados em cima uns dos outros, esticou-se, esticou-se… e com a colaboração da girafa, lá deram um beijo.

“Nunca se é pequeno demais para amar”, reflete de certa forma a história da construção daquela Biblioteca, entre 1996 e 2001.

Presentes David Ferreira, responsável pela Biblioteca e a maioria dos funcionários daquela casa, Fernando Costa responsável pela Divisão de Cultura do Município, muitas crianças e pais que assistiram às histórias e ao cortar do bolo de aniversário, com os parabéns acompanhados pelo Paulo Holandês, e os Vereadores Leonor Fragoso, hoje com a pasta da Cultura, e Miguel Paulo que a tinha na altura da inauguração e que foi o responsável do Executivo Municipal de então pela sua construção e equipamento.

 

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments