Estatuto Editorial

O jornal “Região de Rio Maior” é uma publicação regional de natureza informativa, independente e agente de desenvolvimento económico e social.

Tem por fito principal assegurar aos seus leitores e aos cidadãos da região de Rio Maior, e do seu Concelho, o direito a uma informação objetiva, rigorosa e isenta, suscitando consciências sobre as matérias que envolvem a sociedade nas suas múltiplas vertentes e fomentando o pensamento crítico construtivo numa perspetiva de envolvimento do cidadão na construção presente e futura do seu meio-social e preservação do seu passado como fator de coesão e identidade.

O “Região de Rio Maior” garante aos seus jornalistas e colaboradores o pleno respeito pelos direitos, liberdades e garantias, plasmados na Constituição da República Portuguesa, pela deontologia da imprensa e ética profissional.

Assegura ainda, a distinção entre os fatos noticiados, hierarquizados de forma isenta segundo critérios jornalísticos e os comentários, quer sejam de redação, quer sejam de colaboradores articulistas.

A opinião que emitir será própria, que através de editoriais assinados pelo diretor ou de textos elaborados pelos seus redatores, informam um acordo com a linha editorial, garantindo o pluralismo de opinião.

Em particular, dedica-se atenção, na linha do que é tradicional, ao noticiário e à divulgação económica, social e cultural do Concelho de Rio Maior e da região que o envolve, focando-se em factos e notícias que podem extravasar este limite territorial mas estarão conectados com os interesses institucionais e das gentes deste espaço territorial, a Região de Rio Maior.