5 minutos de jazz, morreu José Duarte

“1, 2, 3, 4, 5 minutos de jazz”, é a frase com que José Duarte imortalizou o programa.

Quem não se lembra de a ouvir na rádio antes dos tais 5 minutos de jazz…?

Morreu José Duarte, conhecido pelo papel que teve na divulgação do jazz em Portugal e autor do programa “5 Minutos de Jazz” que mantinha diariamente na rádio desde 1966.

São mais de 50 anos de programa, agora na Antena 1.

O programa esteve na Rádio Renascença entre 1966 e 1975, sofreu uma interrupção de vários anos após o 25 de Abril, mas em 1984 foi recuperado para a Rádio Comercial onde esteve até 1993.

Desde 1993 era transmitido na RDP, via Antena 1.

José Duarte tinha 28 anos quando estreou este programa de rádio e já tinha experiência aos microfones onde se dedicava à divulgação do jazz numa época em que esta era uma música mal vista, pouco conhecida.

“Não existia, não havia quase nada. Um amigo meu, um grande radialista, o João Martins, disse-me assim: ‘Vamos fazer cinco minutos de jazz?’. E assim ficou”, recordou José Duarte à agência Lusa, em 2011, na celebração dos 45 anos do programa.

Nasceu no Bairro Alto em 1938, tendo em 1958 fundado o Clube Universitário de Jazz de Lisboa e formulado o seu primeiro programa de rádio: Jazz, Esse Desconhecido na Rádio Universidade.

Em 1972 é lançado o primeiro disco jazz editado em Portugal, chamado ‘Estilhaços’ e que sai da gravação do concerto que comemorou o 6º aniversário do ‘Cinco Minutos de Jazz’, em Lisboa.

Em 2000 foi lançado o livro “Cinco Minutos de Jazz”, da autoria de José Duarte.

Ainda em 21 de fevereiro de 2015, o “Cinco Minutos de Jazz” fez 50 anos, tornando-se o programa de rádio mais antigo de sempre da rádio portuguesa.

José Duarte tinha 84 anos e morreu durante a madrugada, pacificamente, na sua casa.

[Imagem: Antena 1]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments