A Google contratou jardineiros especiais para tratar da relva e arbustos nas instalações da sua sede, na Califórnia, tal como se faz em Chãos, Rio Maior.
Fundada em 1998, na cidade de Menlo Park, na Califórnia, a Google é um gigante mundial de software e serviços on-line, cujo valor de mercado andará acima dos 2,2 biliões de dólares (mais coisa, menos coisa).
O seu motor de busca na net é o site mais utilizado no mundo.
Com a sua sede em Mountain View (Califórnia) num complexo de edifícios a que chamaram GooglePlex (o complexo da Google), que ocupa uns bons hectares, é fácil de imaginar a quantidade de relva que há para cortar de quando em vez.
E como resolveram o problema da relva?
Contrataram um rebanho de 200 cabras. As cabras vieram de uma empresa chamada California Grazing, acompanhadas de uma cadela “border collie”, chamada de Jen, e que foi treinada para tomar conta das cabras.
A sua missão é a de remover as ervas daninhas e domar os arbustos em redor dos escritórios, e segundo Dan Hoffman, diretor de serviços da Google, ajudam a manter a área limpa e bem conservada, reduzindo o risco de incêndio.
A prática parece não ser inovadora, já que se a Google recorre a este expediente desde 2009, já a Yahoo!, outro gigante dos serviços na internet, desde 2007 que usa o mesmo tipo de “trabalhadores” para aparar a relva e arbustos, as cabras.
Por cá, “reclama-se” o processo inovador na mesma medida, considerando que a Cooperativa Terra Chã, em Chãos (Alcobertas – Rio Maior) há anos e anos que defende o uso do rebanho de caprinos para gerir a parte combustível na Serra dos Candeeiros, tem o seu rebanho próprio, e que trabalha todos os dias.
[Esta foi uma notícia originalmente publicada na Executive Digest, a 12 de abril, ao que acrescentamos a “parte de Rio Maior”. Veja no link abaixo]
[Imagens: Google, Cooperativa Terra Chã]