Tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade por nuvens altas.
Vento em geral fraco do quadrante norte, soprando por vezes moderado, entre 20 a 30 km/h, e de norte/noroeste a partir da tarde.
Possibilidade de formação de neblina matinal em alguns locais.
Pequena subida da temperatura máxima.
Este é o cenário que nos espera nos próximos dias, em termos de previsão do estado do tempo.
O dia mais quente de abril, em 78 anos
Contudo, há 78 anos que não fazia tanto calor em abril. E se as previsões se cumprirem, os 36ºC de 1945, registados no Pinhão (concelho de Alijó, junto ao rio Douro) serão batidos já amanhã, 5ª feira, com uma previsão de 37ºC.
Resta saber qual a estação meteorológica do IPMA que os atinge, prevendo-se que algures no interior da região Sul, Ribatejo e Beira Baixa, se chegue aos 37ºC.
E descanse que as temperaturas altas continuam para a semana.
São, em média, mais 6º a 10ºC do que o habitual para esta altura do ano, não sendo no entanto as temperaturas mais altas alguma vez registadas em abril.
Em território nacional, no quarto mês do ano, nunca esteve tão quente como no dia 20 de abril de 1945. A estação meteorológica do Pinhão registou 36 graus Celsius, a 27 de abril de 1945.
Ar quente de África é o responsável
A culpa é de uma massa de ar quente com origem no norte de África que é transportada para a Península Ibérica por um anticiclone.
E não são só as temperaturas máximas que sobem, as mínimas também. Ainda não serão noites tropicais, acima de 20ºC, mas quase. Esperam-se 14 a 18°C na região Centro.
O normal para esta época de fim de abril, além da chuva, são 20 a 25ºC.
Já durante esta quarta-feira, foram ultrapassados valores de temperatura máxima absolutos para o mês de abril em pelo menis seis estações do IPMA, a maioria na região do Alentejo.
O IPMA destacou as de Neves-Corvo (35.4°C), Alvalade do Sado (35.2°C), Alcácer do Sal (35°C), Mértola (34.9°C), Amareleja (34.4°C) e Évora (33.3°C).
Na sexta e sábado os dias vão refrescar um bocadinho, sobretudo no litoral Norte e Centro, mas mantendo-se ainda muito altas — 28 a 32°C — a Sul. E voltarão a subir para mais um episódio de calor na próxima semana.
No entanto, abril pode acabar com chuva cumprindo-se o ditado: “abril, águas mil”.
Mais próximo de Rio Maior, o IPMA tem instalada a estação de Santarém, na Fonte Boa / Estação Zootécnica, a nº 734, desde 15 de maio de 1996.
Rio Maior chegou a ter, durante muitos anos, uma estação meteorológica instalada no centro da localidade de Asseiceira, entretanto desativada há mais de uma década.
[Fonte: IPMA]