3ª feira, dia 5 de dezembro, 15h00, Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
A Comissão Técnica Independente (CTI) fará a sua 3ª Conferência e apresenta o “relatório de análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa”.
Ali, ficaremos a saber a que conclusões chegou a CTI sobre as vantagens e desvantagens de cada local para receber o novo aeroporto, da região de Lisboa.
Faltam 13 dias e não há ranking
O documento não irá apresentar um ranking global das melhores opções de localização para a infraestrutura, como já afirmou a coordenadora da Comissão, Rosário Partidário.
Vai, apenas, apontar quais as localizações que “melhor respondem aos diferentes fatores críticos de decisão, em função das oportunidades e riscos de apresentam”.
Olhando para as 9 hipóteses de localização do novo aeroporto, o relatório vai dizer o que é que cada uma tem de bom e mau se o aeroporto lá for construído.
E são 5 os fatores que foram tidos em conta no estudo: segurança aeronáutica, acessibilidade e território, saúde humana e viabilidade ambiental, conectividade e desenvolvimento económico, investimento público e modelo de financiamento.
Depois desta apresentação segue-se um período de consulta pública de 30 dias, após o qual será elaborado o documento final, já no 1º trimestre de 2024.
Todos os cidadãos e entidades poderão conhecer e pronunciar-se sobre as conclusões preliminares da CTI nestes 30 dias seguintes.
Após este prazo, a CTI incorpora ou não as sugestões e correções sugeridas, se forem relevantes para o estudo, e a avaliação final será enviada ao Governo para decidir sobre a localização definitiva.
O que já vai caber ao executivo que sair das eleições de 10 de março de 2024.
Santarém avança para a ANAC independentemente do resultado
Entretanto, os promotores do aeroporto de Santarém já fizeram saber no mês passado que decidiram iniciar a preparação do pedido de apreciação prévia de viabilidade do projeto à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
Isto quer dizer, que independentemente dos resultados do estudo e da decisão do Governo, os promotores de Santarém vão pedir à ANAC que se pronuncie sobre a viabilidade de um aeroporto localizado entre Casével e São Vicente do Paul, no concelho de Santarém.
Carlos Brazão, que representa o consórcio, garante que a infraestrutura pode receber o primeiro voo em cinco anos e meio.
Ninguém pediu nada a ninguém
Segundo noticiou ontem o jornal Expresso, os promotores do projeto do aeroporto em Santarém, cujos líderes são Carlos Brazão, ex-diretor geral da Cisco, e o grupo Barraqueiro, asseguram que não pediram que Santarém fosse uma das quatro localizações a incluir na Resolução de Conselho de Ministros de outubro de 2022.
Antes de apresentarem o projeto ao Primeiro-Ministro, apresentaram a ideia a vários políticos e interessados no assunto e só depois deram aquele passo.
Com isto pretendem afastar a ideia de que teria havido a intenção de procurar algum tipo de favoritismo ou que tenha existido alguma aproximação nesse sentido.
[imagem: PubliTuris]