Aeroporto: Leiria também quer

Depois de ser noticiado que Alverca e Beja estavam na corrida, surge esta última 5ª feira a opção Leiria a ser reclamada.

A Câmara Municipal de Leiria fez chegar à Comissão Técnica Independente (CTI), que analisa a futura localização do novo Aeroporto, um documento onde fundamenta a opção da Base Aérea de Monte Real como “a que melhor defende o interesse nacional”.

Um dos argumentos passa por Leiria ter uma paragem de Alta Velocidade Ferroviária prevista, ficando a 40 minutos de Lisboa e 50 do Porto.

O facto da Região Centro ser a única do País sem um aeroporto internacional e 76% da população nacional residir a norte do rio Tejo (quase 7,9 milhões de pessoas) também foi avançado.

Por isto, a Base Aérea de Monte Real é “uma solução válida e a incluir na avaliação”, segundo Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Em cima da mesa, estavam no início a Portela como principal + Montijo, Montijo como principal + Portela, Alcochete, Portela + Santarém ou só Santarém.

Alverca e Beja surgem na passada semana e agora, Leiria.

Em março, haverá uma primeira avaliação e a partir de abril não haverá mais propostas, tendo que os relatórios com as conclusões estar fechados até novembro.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments