O Jornal Expresso deste fim de semana traz matéria sobre o Novo Aeroporto.
Das propostas em estudo, e com base na opinião de elementos externos à Comissão Técnica Independente (CTI), a opção Montijo seria a pior de todas, devido a impactos ambientais graves, sendo a solução Vendas Novas a menos má.
Esta opinião é, sobretudo, fundamentada em critérios ambientais onde, já em abril deste ano, 9 associações ambientalistas se haviam pronunciado contra o extremo impacto do ruído, na vida das aves e na Rede Natura 2000.
Segundo este grupo de associações as opções de manter Lisboa e a do Montijo nem sequer deveriam fazer parte das localizações em estudo.
Quanto a Santarém, quando esta hipótese foi posta em cima da mesa, foi bem acolhida por várias Associações ambientalistas que viram com bons olhos que mais opções fossem estudadas e admitindo que teriam menor impacto ambiental que Montijo ou Lisboa, pelo que seria bom.
Em termos políticos, conta com o apoio de toda a região Centro do país “entre Tejo e Mondego”, onde se concentra também a maioria dos potenciais utentes nacionais daquela infraestrutura.
A avaliação da CTI deverá estar concluída este mês.
[imagem: TAP]