Desde 2021 que mais de 200 camiões, de dia, e mais de 50, à noite, passam nas ruas de Casais Novos e Passinha, em Alenquer. População pediu uma solução ao Município.
Assim, a Câmara Municipal de Alenquer adquiriu por 290 mil euros um terreno para construção de uma estrada alternativa para desviar veículos pesados das localidades de Casais Novos e Passinha.
O objetivo é construir uma via alternativa às localidades de Casais Novos e Passinha, para avançar já em 2025, garantindo uma afluência menor de tráfego de pesados naquelas localidades.
O terreno, na Quinta da Telhada, Passinha, foi adquirido pelo valor de 290 mil euros e a construção da via está orçada em 1,5 milhões de euros.
A via vai ser construída em três fases, a primeira das quais é a via de cintura industrial, que liga a Estrada da Quinta dos Cónegos à Rua do Sol Nascente.
Problemas começaram em 2021 com empresa de transportes na vizinhança
Estes problemas começaram em 2021, quando uma empresa de transportes de mercadorias se mudou para as atuais instalações, e começaram a surgir queixas dos moradores dos Casais Novos e Passinha, descontentes com os incómodos provocados pelo ruído dos camiões e pela alegada falta de segurança nas ruas.
Os residentes chegaram a contabilizar o número de camiões, que, dizem, ultrapassam as duas centenas por dia e meia centena à noite, motivo pelo qual têm vindo a pedir soluções para o problema à Câmara de Alenquer.
Os moradores não reclamam a deslocalização da empresa, querem apenas que os impactos com a passagem dos camiões sejam minimizados com a construção de passeios, bem como a colocação de lombas e espelhos, além da sinalização de limite de velocidade.
Neste sentido, levaram o caso a Tribunal, que se pronunciou em 2023, com uma sentença que limitou a circulação a 20 camiões por dia na rua principal das localidades, obrigando o município a desviar o trânsito pesado para outra rua.
Agora, pretende-se resolver o problema de vez.
[Imagem: google]