O Arquivo Distrital de Santarém (ADSTR) publicou no seu site um estudo sobre as Sociedades de Comércio e Indústria em Minde (Alcanena), entre 1950 e 1973.
São registos que ajudam a compreender, estudar ou simplesmente conhecer esta realidade daquele Concelho e do Distrito de Santarém.
Esta publicação insere-se no âmbito de uma política de divulgação e promoção do seu património documental, o do Arquivo Distrital de Santarém, e que se encontra disponível no seu site
O estudo é intitulado “Sociedades de Comércio e Indústria em Minde, Alcanena (1950-1973). Atos dos Cartórios Notariais de Alcanena e Torres Novas”.
O documento desenvolve-se em três eixos:
✓ Contextualização, sucinta, do desenvolvimento da indústria de lanifícios em Minde;
✓ enquadramento da atividade da firma António Lourenço e Filhos, Ld.ª – “Lourex” como paradigma de uma indústria com relevância local;
✓ levantamento de atos notariais relativos a sociedades de comércio e indústria em Minde, lavrados em Alcanena e Torres Novas, entre 1953 e 1970, conservados no ADSTR, com a identificação do tipo de ato, outorgantes, firmas, objeto, sede, cartório, cotas e observações mais pertinentes, assim como um elenco das 58 empresas com diferentes atos notariais no período em análise.
O Arquivo Distrital de Santarém é um arquivo de âmbito regional, com a natureza de unidade orgânica flexível da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Visa promover a salvaguarda, valorização e divulgação do património arquivístico de âmbito regional enquanto fundamento da memória, garantia dos direitos do Estado e dos cidadãos, fator de identidade coletiva e individual, garante da Democracia e fonte de investigação científica.
O texto encontra-se acessível em https://adstr.dglab.gov.pt/wp-
[Imagens: ADSTR]