Arranca central solar da Torre Bela

A NEOEN, um dos principais produtores mundiais de energia renovável, anunciou o início da construção do maior parque solar em Portugal, com uma capacidade de 272 MWp (mega-watt pico), capaz de abastecer 110 mil residências.

O parque é composto por duas centrais solares lado-a-lado: a Central Solar Torre Bela (68 MWp), integralmente detida pela Neoen, e a Central Solar Rio Maior (204 MWp), detida em parceria com a Aura Power, um promotor global de projetos de energia renovável.

Serão construídas na Herdade da Torre Bela (Azambuja) e terão ligação à subestação da REN, em Rio Maior, através de uma linha aérea de 400 kV (veja notícia de 16 de novembro – secção Rio Maior).

A construção estará a cargo da Aldesa, um dos maiores grupos de construção em Espanha, e prevê-se que as centrais estejam concluídas no início de 2024.

Cerca de 80% da energia renovável produzida será vendida a tarifa fixa, ao abrigo de dois contratos de aquisição de energia a 15 anos, adjudicados em leilão promovido pelo Estado Português, em 2019.

Segundo a empresa, “o parque solar será construído em unidades com uma dimensão média de 20 hectares e separadas por corredores verdes para fomentar a conexão entre os cerca de 200 hectares de áreas de proteção da biodiversidade”.

Serão assim mantidos mais de 6 000 sobreiros, uma espécie protegida, e para garantir a integração paisagística das centrais solares será criada uma cortina arbórea e arbustiva para a mitigação do impacto visual.

Lembre-se que em dezembro de 2020 todo o processo foi suspenso pelo ICNF e Ministério do Ambiente, na sequência de uma montaria organizada por uma empresa espanhola que abateu 540 animais em 2 dias.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments