Arrancados da Pobreza: um romance que veio numa garrafa lançada ao mar

 

     

           

Vamos imaginar que um dia, algures no Cabo de S. Vicente, na costa portuguesa, atiramos uma garrafa ao mar com uma mensagem dentro.

A garrafa é de vidro, leva uma mensagem em português, inglês e espanhol, com o nosso email e, 385 dias depois, de alguém das Bahamas (a mais de 6 400 kM de distância), alguém responde e nos envia um email com fotografias da abertura dessa garrafa.

Vai daí e escrevemos um livro e incluímos este episódio, com o nome destes novos personagens que apareceram na nossa vida, eles vêm-nos visitar e nós vamos lá…

Foi o que fez Rui Marcelino, da Vila da Marmeleira (Rio Maior). Lançou, de facto, uma garrafa ao mar, junto ao cabo de São Vicente, esperou pela resposta, que veio da praia de Cocobay (Bahamas), pelas mãos de Jean Logan e escreveu um livro intitulado “Arrancados da pobreza” que tivemos oportunidade de assistir ao lançamento na passada 6ª feira no Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS).

Curiosamente, naquela praia das Caraíbas há um empreendimento turístico de Nicole Fleming, neta de portugueses, que com o marido e a propósito da garrafa encontrada já vieram a Portugal visitar o autor do romance.

Animado pela harpa da Carolina Marcelino e pelo piano de Simão Carmo, o lançamento contou ainda com a interpretação de passagens do Livro pelas performances do professor de teatro Luís Mouzinho e de alunas suas, da Escola Ginestal Machado.

Numa sessão apresentada por Lourdes Veiga, do CCRS, “Arrancados da Pobreza” é um romance, parte de uma trilogia, que já conta com os títulos “Trilhos de uma vida” e “Abrigados”.

Com os verbos sempre conjugados no futuro “Arrancados da pobreza” traz-nos uma fórmula que permite resolver o problema da pobreza, que se vive por todo o mundo, “(…) mas… sem empobrecer ou sequer prejudicar os ricos ou os governados.”

Rui Marcelino nasceu a 22 de maio de 1959, vive na Vila da Marmeleira (Rio Maior), é empresário, mas gosta de dedicar parte do seu tempo à escrita, também infantil, aqui com o nome de Daniel Goose.

Para além de vários títulos infantis, este é o seu 6º romance, editado pelas Edições Toth – o prazer de ler, e está à venda online e nas principais livrarias.

[FOTOS: Catarina Ferreira, do CCRS, Santarém]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments