Asseiceira (Rio Maior) viu apresentado à população um ante-projeto da requalificação da sua “Rua Principal”, a antiga EN 1.
Foi no passado dia 18 de abril que, pelo fim da tarde, presidente da Câmara, Filipe Santana Dias, presidente da Junta, Filipa Raimundo, e serviços do Município se deslocaram à sede da Associação de Melhoramentos daquela localidade para a apresentação.
No sentido de Rio Maior para Lisboa, uma rotunda no entroncamento com a estrada que entra na Ribeira de Santo André, outra rotunda no entroncamento com a Rua 16 de maio (já após a passagem pelo centro da localidade) e uma outra rotunda na entrada do IC2 (sentido Lisboa-Leiria), é o proposto.
Estreitamento da via em toda a sua longitude, retirada das grades de proteção e colocação de pilaretes de metal com correntes, prolongamento da ciclovia até à entrada da localidade e, após o centro, passeio lateral de asfalto com separador de cimento, são outros dos aspetos apresentados.
Está ainda prevista uma intervenção a nível dos esgotos domésticos, para a sua regularização onde tal não acontece e se “confundem” com os esgotos pluviais, e não é certo que a cablagem elétrica, que hoje é aérea, venha a ser enterrada.
Orçada em cerca de 1,2 a 1,4 milhões de euros, claro ficou que aguarda financiamento europeu e do estado para poder avançar senão, a Câmara demorará anos a fazê-la por administração direta.
Com cerca de 20 pessoas na sala onde foi apresentado, este ante-projeto fica agora sujeito a eventuais sugestões da população onde já muito se discute:
haverá ou não proteções especiais em frente aos estabelecimentos comerciais, serão ou não os cabos elétricos enterrados ou mantem-se o “estendal de cabos” numa obra nova, há ou não traços contínuos na estrada, como ficam as proteções do passeio em frente aos cafés…
Talvez a maior dúvida que ficou no ar seja: para quando a obra feita?
Um morador em Asseiceira colocou mesmo a pergunta se será realizada neste mandato, ao que o presidente da Câmara respondeu: “Eu espero que sim…!”
Pouco crente, a população aguarda desenvolvimentos e entretanto vai debatendo a ideia e apontando sugestões que se espera cheguem a quem decide.