Banda da Gansaria foi a 1ª em Braga

 

A Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria (Santarém) sagrou-se ontem “Campeã” de Bandas Filarmónicas, na sua categoria, ao ficar em 1º lugar no VIII Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, evento de referência nacional e de decorreu no Auditório do Espaço Vita.

Organizado pelo Município de Braga, com a colaboração da Associação de Festas de São João, a Afinaudio e a Sons do Clássico, o concurso teve um limite de 6 bandas participantes para a 1.ª secção, até 85 músicos, e de 8 bandas para a 2.ª secção, até 65 músicos.

Relançar as bandas filarmónicas, consolidar a sua atividade, potenciar os conteúdos artísticos, contribuir para a dinamização das bandas filarmónicas no campo do mercado editorial, combater o risco de perda e o desalento, bem como promover a fruição pública como elemento enriquecedor do ponto de vista cultural, musical e identitário, são os objetivos deste evento.

Ainda foi arrecadado o 5º lugar no prémio “Batuta de Prata” para o Maestro Luís Leite, que dirige esta Banda Filarmónica.

A Sociedade Filarmónica de Gansaria foi fundada em 1 de Dezembro de 1980, a partir da ideia de alguns músicos da terra que tocavam nas Bandas vizinhas de Alcanede e Xartinho, que se reuniam na madrugada do dia 1 para tocarem o Hino da Restauração como era e ainda é tradição. Conta hoje com cerca de 50 elementos.

 

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments