Depois do sucesso das duas edições anteriores do Circuito da Benedita, o Centro Recreativo e Popular (CRP) da Ribafria, com a colaboração do Município de Alcobaça, a Freguesia da Benedita e o apoio da Associação de Ciclismo de Santarém, organizaram o terceiro Circuito de Ciclismo da Vila da Benedita.
Cenário montado e partes em ação para o grande espetáculo
Aconteceu neste domingo, dia 11 de maio, na Praça de José Damasceno Campos, onde o CRP Ribafria colocou o pódio e os prémios em exposição.
Ainda no local, bebidas e porco no espeto (oferta da SERMAR), à disposição de todos os espetadores.
A GNR, com a colaboração da CRP Ribafria, ordenou o trânsito, com corte de acessos e sinalização de percursos, para o normal desenrolar da prova.
Em frente à Praça de José Damasceno Campos, estavam instalados dois pórticos, um de meta, outro de metas volantes, e o local para os Comissários da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), para o controlo da prova e passagens na meta.
Atrás, dois carros cedidos pela Benecar, para transportar os comissários na prova.
Na frente da corrida, para uma maior segurança, 3 motos do Moto Clube Beneditense “Parte Manetes”, estiveram em ação.
Estavam reunidas todas a condições para um verdadeiro espetáculo de ciclismo.
80 km recheados de desafios e prémios
A prova foi composta por 18 voltas de 4,5 km, perfazendo o total de 80 km, onde além dos prémios da Geral Individual, coletiva e escalões, estiveram ainda em disputa 5 metas volantes: a passagem da 3ª volta, a meta volante Riomagic, a passagem da 6ª volta, a meta volante Freguesia da Benedita, a passagem da 9ª volta, a meta volante Dino`s, a passagem da 12ª volta, a meta volante Profiserv, a passagem da 15ª volta, a meta volante Sindocal, e ainda.
Lugar, também, ao prémio da volta mais rápida atribuído pela Benecar.
A “Casa” apresenta boa prestação e vence coletivamente
Depois da chamada dos atletas, das várias equipas nacionais para a linha de partida, tiro de partida pelas 14h00.
Já na passagem da 6ª volta deu-se uma fuga de 9 atletas, onde estavam inseridos 3 da equipa CRP Ribafria | Grupo Parapedra – MAF – Riomagic.
A fuga ganhou mais de um minuto ao pelotão, e na passagem da 10ª volta, 2 atletas do CRP Ribafria, com um adversário, conseguem sair e chegar ao grupo dos fugitivos, e a 3 voltas do final conseguem integrar a fuga, ficando assim esta composta por 12 atletas para discutir a vitória.
Uma vitória discutida ao sprint, entre Hélder Loureiro e um adversário, com o atleta do CRP Ribafria a ser batido na meta.
Jorge Marques, do CRP Ribafria, corta a meta em 3º lugar e Paulo Pereira em 5º lugar.
Mas a equipa do CRP Ribafria foi a vencedora no escalão Elites, com Jorge Marques, e no escalão M30 com Paulo Pereira, e ainda alcançou o 2º lugar do pódio no escalão M40 com Hélder Loureiro, e o 2º lugar no escalão M30 com Luís Teixeira, que também foi o vencedor da ultima meta volante.
Coletivamente a equipa do CRP Ribafria foi a grande vencedora.
Na cerimónia da entrega de prémios, estiveram presentes a Presidente da Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Lopes Pedro, outros responsáveis da Freguesia, patrocinadores e entidades locais, que entregaram os prémios aos vencedores.
O agradecimento da organização
Por último e para encerramento da prova, a direção do CRP Ribafria, em agradecimento pelo apoio e serviço prestado a realização deste 3º Circuito de Ciclismo, ofereceu uma pequena lembrança ás entidades envolvidas, Município de Alcobaça, Freguesia da Benedita, GNR Benedita, Bombeiros Voluntários da Benedita, Moto Clube Parte Manetes, e Associação de Ciclismo de Santarém.
Ainda nas declarações do CRP Ribafria: “E porque sem eles nada disto seria possível, agradecer ao CRP Ribafria e a todos os patrocinadores, que apoiam e ajudam a equipa incondicionalmente, para que nunca falte nada a toda a estrutura e atletas”.
[Imagens: CRP]