Benedita: ciclismo 23 anos depois

     

     

23 anos depois o Ciclismo volta à Benedita

A presidente da Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Lopes Pedro, aplaudiu a grande vitória da equipa do CRP Ribafria e festejou esta conquista na linha da meta.

“O circuito de ciclismo da Benedita organizado pelo CRP Ribafria foi um sucesso, quer pela sua organização, bem como pela opinião do publico em geral”.

Todas as equipas presentes de norte a sul, endereçaram os parabéns aos responsáveis do CRP Ribafria pela forma exemplar e profissional com que foi organizada a prova, sem qualquer falha, para além do contratempo na montagem do evento devido à chuva.

 

Mas primeiro, 2 títulos de campeão Regional de Santarém

A equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic organizou o 1º Circuito de Ciclismo da Benedita mas passou o fim de semana em competição.

Sábado, 20 de maio, a equipa deslocou-se a A-do-Barbas (Maceira – Leiria), para competir no 1º Circuito AKIplast / PVS, onde também era discutido o campeonato regional da Associação de Ciclismo de Santarém (ACS).

Mais de 50 concelhos englobados, distribuídos pelos Distritos de Santarém, Leiria e Portalegre com o desafio da conquista das camisolas de campeões regionais.

A prova foi composta por 10 voltas, num circuito de 9,5 kM e a tendo a equipa do CRP participado nesta competição com 10 atletas: Paulo Pereira, Paulo simões, João Letras, Jorge Marques, Hélder Pereira, Edson Boaron, Jorge Letras, Humberto Pereira, Gonçalo Santo e Aníbal Santo.

Com alguns azares iniciais, avaria e furo de dois atletas, a equipa conseguiu eliminar algumas tentativas de fuga que não eram do seu interesse, e na passagem da 3ª volta Paulo Pereira, do CRP Ribafria, conseguiu entrar numa fuga com outro adversário chegando a ter cerca de dois minutos vantagem sobre o pelotão.

Como a fuga era de interesse para Paulo Pereira, pois caso conseguisse chegar sem serem alcançados pelo pelotão, era campeão regional de elites, Paulo Pereira “assumiu as despesas” até ao fim

Conseguiu que o pelotão não alcançasse a fuga, corta a meta em 2º lugar, com o seu adversário a tirar partido do seu desgaste, e sagrar-se campeão regional de Santarém de Elites.

No pelotão a equipa apenas estava focada em Paulo Simões, e em levar o mesmo a cortar a meta em 1º no escalão M40, para este se sagrar campeão regional, objetivo que foi conseguido.

Paulo pereira foi ainda o vencedor da camisola verde e vencedor do escalão elites.

Paulo Simões foi também vencedor no escalão M40.

Coletivamente a equipa conquistou o 2º lugar.

 

Vitória em casa no dia seguinte

21 de maio, o grande dia do Circuito da Benedita.

Com a colaboração do Município de Alcobaça, a Freguesia da Benedita e o apoio da Associação de Ciclismo de Santarém, o CRP Ribafria organizou o seu 1º Circuito de Ciclismo da Vila da Benedita

Muita pressão nos ombros (e nas pernas), pois corria em casa, frente ao seu público e com todo o pelotão a “querer” que a equipa fosse derrotada em casa.

A organização do evento teve alguns percalços iniciais, com a chuva a complicar a montagem e preparação do espetáculo.

Na Praça de José Damasceno Campos, Benedita, o CRP Ribafria, colocou o pódio e os prémios em exposição, bem como uma roulotte com bebidas e um porco no espeto à disposição de todos os espetadores, apenas contra um donativo voluntário.

Cerca das 14 horas, já o speaker da Volta a Portugal, António Teixeira Correia, estava ao microfone saudando os espetadores, a Rua Rei da Memória estava cortada ao trânsito com baias de segurança e lonas de publicidade dos patrocinadores da equipa colocadas.

Os acessos onde o percurso passava sinalizados e cortados, pela GNR com colaboradores do CRP Ribafria a ajudar.

Em frente à Praça de José Damasceno Campos, estava instalada a meta, com um pórtico de meta e o local para os comissários da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), para o controlo da prova e passagens na meta.

Estavam reunidas todas a condições para um verdadeiro espetáculo de ciclismo.

 

Roda a roda na benedita

Prova foi composta por 18 voltas de 4,2 kM, perfazendo o total de 75 kM, onde além dos prémios da Geral individual, coletiva e escalões, havia ainda em disputa 3 metas volantes, a passagem da 5ª volta, a meta volante Ginásio Dino`s, a passagem da 10ª volta, a meta volante Riomagic, a 15ª volta com a meta volante Benecar, havendo também o prémio da volta mais rápida atribuído pela Profiserv.

Às 15 horas e 15 minutos, chamam-se os cerca de 70 atletas, das várias equipas nacionais para a linha de partida.

Cerca das 15h30 minutos deu-se o inicio da prova, uma prova desde o inicio atacada e por isso a acabar com uma velocidade superior a 42 km/h.

A equipa do CRP Ribafria tinha a lição e estratégia bem estudadas, e durante toda a corrida cumpriu o plano, nunca permitindo fugas.

Nas duas últimas voltas a equipa do CRP Ribafria assumiu o comando do pelotão, não permitindo qualquer ataque ou tentativa de fuga, vindo a corrida a ser discutida ao sprint, com o atleta do CRP Ribafria, João Letras ser o mais forte e a vencer o 1º Circuito da Benedita.

Com a velocidade imposta pela sua equipa na última volta, João Letras venceu também a volta mais rápida e o escalão elites.

Ainda da equipa do CRP Ribafria, Edson Boaron foi o 2º classificado M40 e Aníbal Santo o 2º classificado M50.

Coletivamente a equipa conquistou o 2º lugar.

Na Cerimónia final, Inês Maria Lopes Silva, vice-presidente do Município de Alcobaça entregou o prémio a João Letras

Maria de Lurdes Lopes Pedro, presidente da Junta da Benedita, entregou o 2º prémio e o 3º classificado recebeu das mãos de Tânia Marquês, representante do CRP Ribafria.

Os restantes prémios foram entregues pelos patrocinadores da equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic.

Feita a escola, para o ano há mais.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments