Nesta 3ª feira, 18 de junho, o Teatro da Rainha, em Caldas da Rainha, leva ao palco do Pequeno Auditório do CCC a “Ode Marítima”.
De Álvaro de Campos (Fernando Pessoa), na voz do Ator João Grosso e a participação de Francisco Leal.
A organização é de DIGA 33 – Poesia no Teatro, num programa elaborado por Henrique Manuel Bento Fialho, natural de Rio Maior.
Às 21h30.
Genial, grandioso e profundo poema
Passaram 109 anos sobre a publicação original de “Ode marítima”, poema de Fernando Pessoa atribuído ao heterónimo Álvaro de Campos.
Mostrado ao mundo no número 2 da revista “Orfeu” (Abril – Maio – Junho de 1915), publicação principal do combate modernista português, este poema nunca deixou de ser objeto de interpretação e de análise ao longo dos anos.
Adolfo Casais Monteiro referiu-se-lhe como «um dos mais geniais poemas de qualquer época da literatura universal», Eduardo Lourenço dizia ser «um dos mais grandiosos e profundos poemas de que pode orgulhar-se a língua portuguesa».
Em 1995, a Editorial Presença publicou-o na coleção Poesia Dita, numa edição que incluía livro e CD.
Mais recentemente, o sonoplasta e designer sonoro Francisco Leal ofereceu-lhe nova interpretação num CD que é uma viagem acerca da oralidade do poema pessoano.
Em ambos os casos, encontramos o ator João Grosso a dar voz aos versos da “Ode marítima”, uma voz que é corpo total ao serviço de uma surpreendente experiência de encarnação da palavra.
No próximo Diga 33 – Poesia no Teatro vamos falar com Francisco Leal e João Grosso sobre o CD “Ode Marítima” e vamos ouvir o poema dito, em versão acústica, por quem já lhe dedicou mais de 35 anos de vida.
“Ode Marítima”
Álvaro de Campos
18 junho, 21h30
Por João Grosso, com a participação de Francisco Leal
DIGA 33 – Poesia no Teatro
Programa de Henrique Manuel Bento Fialho
Pequeno Auditório do CCC – Caldas da Rainha
Para mais informações:
262 823 302|966 186 871
De segunda a sexta, das 9h às 18h, e dias de espetáculo até às 20h.