Foi hoje aprovada na Assembleia da República a lei que eleva as localidades de Salir de Matos e Salir do Porto ao estatuto de Vila.
O Concelho de Caldas da Rainha passa assim a ter 5 Vilas no seu território: Santa Catarina, A-dos-Francos, Foz do Arelho, e a partir de hoje Salir de Matos e Salir do Porto. Todas são sedes de Freguesia, com exceção de Salir do Porto que se encontra na União com Tornada, desde 2013.
A proposta partiu dos Deputados do PS do Círculo de Leiria, Eurico Brilhante Dias, Ana Sofia Antunes e Walter Chicharro, argumentando com as infraestruturas sociais e educativas.
A unidade de saúde, farmácia, laboratório de recolha de análises clínicas, multibanco e posto de correios, a par de vários equipamentos sociais, culturais e desportivos que, no entender dos Deputados, justificam a elevação.
Alegaram ainda, o Centro Ecológico Educativo do Paúl de Tornada, classificado como Sítio Ramsar (distinção atribuída a zonas húmidas de relevo) desde 2001 e como Reserva Natural Local desde 2009, integrando a Rede Nacional de Áreas Protegidas.
Já Salir do Porto, além de contar com um apeadeiro ferroviário, foi descrita a existência de uma praia na qual se localiza a maior duna de Portugal.
O Concelho de Caldas da Rainha tem quase 51 000 habitantes (Census 2021), onde cerca de 31 000 vivem no seu perímetro urbano, contando 12 freguesias e uniões de freguesias, cerca de 256 kM quadrados, e integra o Distrito de Leiria.
Os Brasões destas localidades já encimando os 4 castelos, característicos da condição de Vila.
[Imagens: Heráldica Portuguesa]