Câmara de Leiria aprova a desagregação de Pousos

A Câmara de Leiria foi favorável à saída de Pousos da União de Freguesias da sede do concelho.

A Câmara de Leiria deu ontem, por unanimidade, parecer favorável à saída de Pousos da atual União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

“(…) Atenta a vontade das populações de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, expressa através dos seus órgãos autárquicos, a Câmara Municipal de Leiria emite parecer favorável à proposta de criação da Freguesia de Pousos por desagregação da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes”.

Foi a deliberação, tomada na reunião descentralizada do executivo municipal, e que foi realizada na União de Freguesias de Marrazes e Barosa, vizinhos dos agora visados.

Segundo a deliberação, em 28 de setembro, o executivo da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, após análise da proposta de criação da Freguesia de Pousos por desagregação daquela, “deliberou não se opor à criação”.

Já no passado dia 11, a Assembleia de Freguesia, em sessão extraordinária, aprovou por maioria, com 17 votos a favor, 1 voto contra e 1 abstenção, a proposta de criação da Freguesia de Pousos.

Nas próximas eleições já irão concorrer separadamente a Junta de Freguesia de Pousos e a União de Freguesias de Leiria, Barreira e Cortes.

Em 2013, as 4 freguesias foram contra a agregação, mas com o tempo, apenas Pousos manteve a oposição.

Ao nível do concelho de Leiria, a atual União de Freguesias é a maior área geográfica, agregando 4 Freguesias e com 34 647 habitantes.

Só 77 concelhos do país têm mais população que esta União de Freguesias.

O problema da proximidade às pessoas, falta de recursos humanos e financeiros foram argumentos apresentados para esta separação.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments