Magnifice momentum, que traduzido do latim nos diz “momento magnífico”. Foi o que aconteceu em Rio Maior ontem à noite.
Os Cantori Gregoriani, um grupo de canto gregoriano de Cremona (Itália) esteve na Igreja da Misericórdia, ontem à noite, e brindou a Comunidade com um momento único de reflexão e contemplação ao som dos cantos gregorianos.
Numa organização da Paróquia de Rio Maior, através do seu Pároco Frei Paolo Beretta, também ele italiano mas radicado em Portugal à 45 anos, este Grupo viajou até Portugal e atuou em Lisboa, a 27 de dezembro, na Igreja de São João de Deus, e ontem em Rio Maior, aqui pela sua 1ª vez.
Uma Igreja cheia para assistir a este momento
Uma sala repleta, desde a sua plateia ao balcão, na Igreja da Misericórdia de Rio Maior, num incrível cenário sacro e onde por cerca de hora e meia se ouviu uma introdução e depois o a atuação em si.
A cantar desde 1985, os Cantori Gregoriani dedicam-se exclusivamente ao estudo e divulgação do canto gregoriano.
Constituído por especialistas que estudaram fontes manuscritas antigas que datam dos séculos X-XI trouxeram uma proposta interpretativa que evidenciou o poder expressivo deste canto através de uma representação musical da antiga tradição dos textos sagrados.
O fundador e regente do grupo é Fulvio Rampi que, após se formar em canto gregoriano sob a orientação de Luigi Agustoni e atuar como mestre de capela da Catedral de Cremona, é atualmente professor de Pré-polifonia no Conservatório de Turim e regente do Coro Sicardo em Cremona (Itália).
Famosos na Europa e no Japão, vieram pela 1ª vez a Rio Maior
O grupo tem actuado intensamente em Itália e no estrangeiro (Áustria, Bélgica, Brasil, Alemanha, Líbano, Polónia, Portugal, Eslovénia, Espanha, Suíça) a convite de associações musicais e culturais.
Já realizou quatro digressões pelo Japão com apresentações nas principais cidades (Tóquio, Kyoto, Osaka, Hiroshima, Kumamoto, Nagano, Yokohama
Fique aqui também com o vídeo de 2 momentos, a entrada e um pouco de “Kyrie Eleison”, um dos temas interpretados: