Casa Pia x Rio Ave: a história de uma mulher

Neste sábado, dia 29, quando forem 15h30, no Estádio Municipal de Rio Maior, integrado no Parque Desportivo Municipal Dr. Silvino Sequeira, acontece história.

O Casa Pia defronta o Rio Ave, a contar para a 27ª jornada da Liga Portugal Betclic, e isto é normal. O que é histórico envolve Catarina Campos: na 1ª Liga, em Portugal, no futebol masculino, será a primeira vez que uma mulher apita um jogo.

As 3 figuras principais da Equipa de Arbitragem serão mulheres e, para além das Árbitra Catarina Campos, teremos “as Linhas” Andreia Sousa e Vanessa Gomes.

O 4.º árbitro será Fábio Veríssimo, e no VAR irão estar André Narciso e Nuno Pires.

A primeira vez de todas foi em Paços de Ferreira, em fevereiro

Nunca tinha acontecido em Portugal a nível de competições profissionais masculinas: uma mulher arbitrou um jogo de futebol.

O facto histórico aconteceu a 15 de fevereiro, no jogo entre o Paços de Ferreira e o Feirense, na Liga 2 – Portugal.

O Feirense ganhou 1 – 2 ao Paços de Ferreira, que jogou em casa, e o jogo acabou com distúrbios e confusão entre jogadores e técnicos, dos dois Clubes, o que obrigou Catarina Campos a puxar do cartão vermelho várias vezes.

Esta primeira experiência da Árbitra, foi logo “com tudo a que tinha direito”, mas mostrou estar à altura e a Federação Portuguesa de Futebol já instaurou um processo disciplinar aos Clubes, com urgência, para apurar dos factos.

 

 

Afinal, quem é Catarina Campos?

Natural de Viseu, onde nasceu há 39 anos, desde tenra idade que se rendeu ao mundo do futebol.

Jogou na rua, na escola e numa equipa local de futebol feminino, chegando ao Campeonato Nacional Feminino.

Licenciada em Comunicação Social, Catarina ruma a Lisboa à procura de trabalho e interessa-se pelas “Leis do Jogo”, ingressando aos 23 anos num curso de arbitragem.

É árbitra internacional desde 2018, integra a categoria de elite da UEFA há cerca de um ano e meio, e foi uma das árbitras a receber recentemente as insígnias FIFA para 2025.

Entretanto, foi admitida como assistente operacional educativa com vínculo à Câmara Municipal de Lisboa e apita jogos tão relevantes como um Chelsea-Manchester City, a contar para a Liga dos Campeões Feminina.

[Imagens: Diário de Viseu, UEFA]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments