Casais Monizes: Joana torna viva a história para não ser esquecida

“Como punição, o Rei decretou que Moniz deveria ser banido para o topo da Serra dos Candeeiros…”. Moniz tinha desafiado o Rei.

Assim começa a lenda de Moniz, que no “topo da Serra dos Candeeiros”, arou e cultivou a terra, casou, alimentou os filhos, prosperou e certo dia voltou ao encontro do Rei.

“Contou a sua história (…) mostrou arrependimento”, e o Rei perdoou-lhe e concedeu-lhe as terras que Moniz tinha amanhado.

De regresso à sua terra, Moniz deu-lhe nome… e hoje são os Casais Monizes (Alcobertas – Rio Maior).

Garantir que a história passe de geração em geração

Numa Exposição sobre esta história e tendo recolhido vários testemunhos das “gentes locais”, em vídeo, produzindo um podcast que já tem disponíveis 8 episódios, Joana Sousa, pretende assim valorizar as tradições, usos e costumes da aldeia, e garantir que perdurem e sejam transmitidos de geração em geração.

Joana Sousa, é aluna do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Rio Maior (Dr. Augusto César da Silva Ferreira), e fez este trabalho no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional.

Segundo a sua apresentação, este é “um projeto inovador denominado “Raízes dos Monizeiros”, que pretende dar nova vida à pequena, mas cativante aldeia de Casais Monizes”.

Os Habitantes gravaram …

Assim, para além desta exposição que esteve aberta ao público nestes dias 22 e 23 de março, na sede da Associação de Casais Monizes, Joana Sousa lançou um podcast no Spotify, também intitulado “Raízes dos Monizeiros”, com o objetivo de promover as melhores histórias e a vivência da aldeia.

São conversas com os seus habitantes – os Monizeiros –, dando-lhes um espaço para contarem as suas memórias e histórias e assim serem eternizadas.

Abordando experiências, histórias e lendas locais, de interesse turístico ou simples curiosidades, há a valorização das tradições, usos e costumes da aldeia, garantindo que perdurem e sejam transmitidos de geração em geração, reforçando a identidade cultural e potenciando também a oferta de animação turística local.

A exposição foi um sucesso e teve a adesão de mais de 200 pessoas durante o fim de semana.

Os episódios do podcast podem ser encontrados no Spotify, com o título “Raízes dos Monizeiros”.

O podcast conta com 13 episódios, dos quais 8 já foram lançados, sendo atualmente ouvidos em Portugal, Alemanha, França, Suíça e Bélgica.

Podcast Raizes dos Monizeiros

Episódios já disponíveis:

Episódio 1 – Recuperar Memórias com Cátia Martinho – uma viagem às memórias de infância na aldeia.

Episódio 2 – Travessuras de Carnaval com Mário Sousa – as aventuras vividas em Casais Monizes nesta época festiva.

Episódio 3 – Vozes do Ultramar com Manuel José Sousa – um testemunho emotivo de um ex-soldado sobre a Guerra da Libertação.

Episódio 4 – Jovens Negócios com Diva Sousa – o mundo da estética em Casais Monizes.

Episódio 5 – Casais Monizes da Atualidade com Tomás Sousa – a infância e as brincadeiras na aldeia nos dias de hoje.

Episódio 6 – O Segredo do Sucesso com Adriana Antunes – a importância dos negócios familiares no desenvolvimento local.

Episódio 7 – Estudantes de Turismo com Bernardo Sousa – a visão de dois jovens sobre o futuro do turismo na aldeia.

Episódio 8 – Memórias na Casa do Canto com Fátima Martins – o papel do empreendedorismo feminino no alojamento local.

É com iniciativas deste género que Joana Sousa quer promover, tanto presencialmente como digitalmente, a sua aldeia de origem, para atrair um maior número de visitantes a Casais Monizes.

                         

 

[Imagens: RRM, Joana Sousa]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments