Chãos: 40 anos de Rancho Folclórico

     

O vento deu tréguas e o dia iluminou-se de sol para presentear o Racho Folclórico de Chãos pelos seus 40 anos.

Naquela Aldeia da Freguesia de Alcobertas, Concelho de Rio Maior, um grupo de jovens juntou-se em outubro de 1984 e fundou “a nova versão” do Rancho Folclórico de Chãos.

Sim, porque já na década de 60, do século passado (1964/1965), tinha havido um outro rancho, protagonizado por vários pais e avós daqueles que agora fundavam o novo grupo.

“Foi uma forma que encontramos de mostrar as nossas tradições e ao mesmo tempo de termos mundo…”, ouviu-se de uma das fundadoras.

Segundo António Frazão, um dos fundadores e dirigente do Rancho, “as mulheres não podiam ir sequer ao café… eram logo apontadas”. Ainda, “a constituição do Rancho foi uma forma de abrir mentes e assim, todos em conjunto, já podíamos levar as mulheres ao café…”.

Este foi um exemplo dado para ilustrar a dinâmica e “avanço” que este grupo de jovens dançarinos quis trazer, e trouxe, para as suas vidas e para a terra, os Chãos.

     

Na Cerimónia dos 40 anos, Madalena e Helena chamaram, um a um, os Fundadores do Rancho para descerrar a placa onde constam os nomes de todos os elementos que estiveram no 1º dia deste grupo folclórico.

De seguida, a inauguração da exposição “Rancho Folclórico de Chãos – Rostos de 40 Anos de Atividade”, que estará patente todos os fins de semana no espaço Loja Terra Chã, onde se pode testemunhar parte da história do Rancho Folclórico.

     

Aspeto da Exposição e a 1º Bandeira do Rancho

 

Da “Quitolas” à eletricidade

Lembre-se que, mais tarde, este Rancho esteve na génese da criação da Cooperativa Terra Chã.

Para a história, ficam já pequenos apontamentos como a “Quitolas”, a jovem mulher dançarina no Rancho dos anos 60, que era agora cantadeira neste que faz agora os 40 anos.

E ainda, o interesse e dedicação de pessoal ligado à floresta, que nos anos 60, do século passado, se dedicaram a Chãos, de tal forma que moveram a influência necessária para que esta localidade tivesse eletricidade pública antes da própria sede de Freguesia, Alcobertas…

     

A fotografia do 1º Rancho, na década de 60, do século passado, e o aniversariante de agora (40 anos) já frente às instalações da Cooperativa Terra Chã

     

A emoção dos fundadores e o órgão oficial do Rancho, o Jornal “O Moinho”

 

 

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments