Tivemos uma depressão Jana, estamos sob influência da Konrad e… já lá vem outra, que ainda não tem nome, mas há-se começar pela letra “L”.
Se ganhar força e “merecer nome” será batizada de Laurence.
Em dois dias seguidos, duas tempestades afetam Portugal, com um sistema frontal associado à depressão Konrad (nome atribuído pelo nosso IPMA, por ser o primeiro a registá-la) e um outro já a caminho e que deriva desta nova, ainda sem nome.
Trazem chuva forte, trovoadas, granizo, neve, vento e mar muito agitado.
Temos assim, uma espécie de “luta de massas” que faz com que a chuva caia mais forte, as trovoadas fiquem mais intensas e haja igualmente possibilidade de queda de granizo.
Breve pausa na luta das massas
Na 6ª feira e sábado está prevista uma curta pausa nestas condições, mas depois segue-se na próxima semana no registo da chuva, com linhas de instabilidade constantes até pelo menos ao início da Primavera, que este ano começa a 20 de março, às 9h01.
A Konrad, que foi nomeada pela delegação dos Açores do IPMA, é a 11.ª tempestade desta temporada, e vai ficar estacionada a norte do arquipélago, tendo afetado as ilhas ao longo desta terça-feira.
Esta manhã começou a chegar ao Continente, provocando mais um dia de muita chuva, forte, em especial no centro e sul.
Há possibilidade de cheias em alguns locais, estando o sul do Distrito de Santarém, junto ao Tejo, em alerta.
Se a Laurence ganhar força (e merecer o nome) impacta no Continente a partir de amanhã, entrando pelo Sul do País.
Esta nova depressão chega ao sul do Continente na madrugada e manhã desta 5ª feira, com chuva forte e trovoada, vento com rajadas de 60 km/h no Algarve e ondas de 4/5 metros.
O IPMA já emitiu Avisos Amarelos para chuva forte nos distritos de Faro, Beja, Évora e Setúbal e também para agitação marítima a sul.
Ao longo do dia, desta 5ª feira, sobe e estende-se ao resto do país, .
Vários são os distritos do País sob Avisos do IPMA, por várias razões, desde chuva, vento, neve e agitação marítima, sendo que no de Santarém o que mais preocupa são as possíveis cheias junto ao Tejo.
Rio Maior entra a frio e vai aquecendo
Rio Maior não tem, de momento, qualquer Aviso ativo.
Como se pode ver na imagem de satélite desta manhã (Meteored), acima, a zona de Rio Maior (assinalada no ponto vermelho) está no centro da passagem da “corrente densa de nuvens”.
Assim, hoje e amanhã as previsões de chuva andam entre os 98 e os 84%, certinha, portanto, aliviando na 6ª feira e voltando à carga a partir da tarde de sábado e mantendo-se até ao outro fim de semana, de 22 e 23 de março.
Em temperaturas, em Rio Maior as “coisas vão arrefecer” com a chegada aos apenas 3ºC de mínima, nesta 6ª feira, oscilando entre os 5 e os 8ºC ao longo da próxima semana.
Quanto a máximas, o registo será entre os 14 e os 18ºC, a subir gradualmente ao longo da semana, também.
Sem dúvidas, é caso para dizer: “é tempo dela!”.
[Fonte e Imagens: Meteored, IPMA]