A CRP Ribafria terminou a época de 2023 e o Diretor Desportivo Rui Medina, assim como o Treinador Ricardo Rocha, fizeram um balanço.
Nem tudo foi perfeito
“Como responsável da equipa de ciclismo CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA – DINAZOO – RIOMAGIC, posso afirmar que não foi uma época perfeita, todos esperavam mais da nossa equipa, pelo simples motivo de termos conseguido criar uma equipa com a maior estrutura no ciclismo master em Portugal, que detém o estatuto de uma das melhores equipas nacionais”.
Estas são as palavras de Rui Medina, Diretor Desportivo da Equipa de Ciclismo, do CRP Ribafria.
Mas, avança mais: “não podemos viver de estatutos, temos de o provar na estrada, e aí, sem dúvida que provámos, demos sempre luta em todas as corridas e fomos sempre uma equipa de destaque em todas as provas em busca da vitória”.
É desta forma que faz o balanço da época passada, que agora terminou, dando à palavra “desporto” o significado de que “sempre irá existir vencedores e vencidos e a derrota não pode ser encarada de forma diferente da Vitória”.
Num sentimento de humildade, mas de trabalho feito e serviço cumprido, assume que na “derrota aprendemos com os erros e temos que parabenizar os vencedores, na Vitória temos de ser humildes e enaltecer os adversários”.
É que, na “sua tenacidade de vencer engrandeceram a nossa vitória”.
[Rui Medina, Diretor Desportivo; Ricardo Rocha “em ação”, o Treinador]
Vitórias: muitas alcançadas, outras escaparam
A Equipa CRP Ribafria reconhece que em 2023 alcançou muitas vitórias, mas também assume que deixou escapar outras que estavam ao seu alcance, e mais do que no ano anterior.
Numa postura de legitimidade em sonhar com a revalidação da vitória no campeonato nacional de elites amadores, porque os resultados até ali obtidos e os indicadores da forma física dos atletas, assim permitiam, enfrentam a realidade de terem falhado.
“Temos a humildade e a capacidade de encaixe de assumir que a equipa falhou, não só por algumas incapacidades físicas, debilidades de saúde de alguns atletas, mas sobretudo porque os adversários foram mais fortes”, pode ler-se na nota informativa.
O campeonato nacional 2023, deu à Equipa um 3º lugar no pódio, insuficiente para a direção desportiva e trazendo uma sensação de frustração.
Mas na mesma nota lê-se “nunca desiludido, porque as desilusões são para quem nada faz para vencer, o que não é o caso desta equipa, onde o Staff e Ciclistas tudo fizeram para ganhar”.
Dois Campeões Regionais
O regresso do Circuito da Benedita
No campeonato regional, coa CRP Ribafria conseguiu 2 campeões regionais, afirmando-se no topo do ciclismo nacional e evidenciou a sua presença de norte a sul do País onde correu.
Também foi pela sua mão, com o apoio da freguesia da Benedita e Município de Alcobaça, “total e incansável” nas suas palavras, que foi reativado o circuito de ciclismo da Vila da Benedita.
Lê-se, “foi gratificante ver que o circuito de ciclismo da Vila da Benedita, não tinha sido esquecido, sentimos o apoio dos habitantes e vivenciamos o reavivar de muitas memórias”.
Fica já o desafio de tentar fazer melhor em 2024, anunciada que está assim a continuação da sua realização.
Ainda, uma palavra para os patrocinadores, onde se lê “sem os nossos Sponsors, sem o seu apoio, seria impossível construir esta grande estrutura e equipa. Acreditamos verdadeiramente que conseguimos passar uma credível imagem de marketing dos nossos patrocinadores”.
2023 a correr, 2024 já em preparação
Ainda a época 2023 não tinha acabado, e já a direção da equipa preparava a época 2024.
A direção agradeceu ainda a todos os atletas, pelo empenho e profissionalismo, às suas famílias, e a todos os atletas que irão deixar a Equipa, mas que a bem representaram nesta época.
Por último, enaltecer mais uma vez a direção do CRP Ribafria, que está sempre disponível, tratando de qualquer assunto que é solicitado em tempos record, e que, não deixa faltar nada no apoio a equipa.
Novas organizações e desafios estão na calha, com forte aposta na organização de novas provas federadas, bem como na divulgação das mesmas em livestream tv, projetando os municípios que vão apoiar esta iniciativa, o CRP RIBAFRIA, e todos os sponsors da equipa.
A concluir, querem “uma equipa com a mesma RAÇA, AMBIÇÃO, QUERER, DETERMINAÇÃO E ACREDITAR, mas sobretudo com muita união. “Somos feitos de alma”.
[imagens: CRP Ribafria, Rui Medina, Ricardo Rocha]