CRP Ribafria desceu a Almodôvar, arrancou frio mas deu resposta a seguir e trouxe vitória na 2ª etapa.
No fim de semana, dias 12 e 13 de abril, a XVII Volta em Bicicleta ao Concelho de Almodôvar esteve no asfalto, esta que é uma das provas mais mítica do Calendário Nacional Master e que conta sempre com a presença de quase todas as equipas nacionais.
Nesta edição marcaram presença 180 atletas em representação de 13 equipas nacionais.
A equipa de ciclismo do CRP Ribafria (Benedita), Grupo Parapedra / MAF / Riomagic participou nesta competição com doze ciclistas da sua formação: João Letras, Jorge Letras, Paulo Simões, Jorge Marques, Raul Ribeiro, Paulo Pereira, Ricardo Sequeira, Hélder Loureiro, Humberto Pereira, Fábio Aguiar, Hélder Azevedo e Luís Teixeira.
CRP assume anulação de fuga mas Letras fraqueja na subida
A primeira etapa e início da XVII Volta ao Concelho de Almodôvar, decorreu na tarde de sábado, dia 12, com 107,3 km, a partida em Almodôvar e a chegada ao Alto Santa Clara a Nova.
Eram 14h30 quando foi dada a partida, com o pelotão a rodar sempre a grande velocidade, e no primeiro prémio de montanha do dia, a sofrer uma grande fragmentação.
Na passagem do segundo prémio de montanha do dia, e já com cerca de 70 km percorridos, deu-se uma fuga de 3 atletas, com a equipa do CRP Ribafria a assumir anulação da fuga.
Com a fuga anulada deu-se novo contra ataque no pelotão de dois atletas, os quais entraram nos últimos 3 km com cerca de 15 segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor, onde estavam 3 atletas do CRP Ribafria.
Os fugitivos apenas foram alcançados já em cima da meta, por um atleta do grupo perseguidor que viria a ganhar a etapa, tendo o João Letras (CRP Ribafria) fraquejado na subida e cortado a meta em 11º lugar.
Hélder cai e Letras ganha a 2ª etapa
A segunda etapa decorreu já na manhã de domingo, dia13, a contar 68 km, com partida na localidade de Rosário e chegada a Corte Zorrinho.
A volta deste dia rodou sempre a grande velocidade, com vários ataques da equipa do CRP Ribafria e da equipa do 2º classificado, mas que nunca surtiram efeito, tendo a etapa terminado ao sprint, com João Letras a vencer a etapa.
A terceira e ultima etapa decorreu na tarde deste domingo, no circuito de Santo Amaro, a ser composto por 10 voltas de 4,5 km.
A equipa do CRP Ribafria, partiu para a última etapa com o intuito de tentar atacar e fracionar a equipa do líder criando uma fuga.
Logo na segunda volta a equipa do CRP Ribafria perdeu o seu atleta Hélder Azevedo, que quando estava na frente do pelotão foi vitima de queda.
Durante todo o circuito o camisola amarela não mostrou fragilidades, vindo a corrida a acabar ao sprint, com a vitória da etapa e João Letras a cortar a meta em segundo lugar.
A equipa do CRP Ribafria saiu de Almodôvar com a vitória na segunda etapa, um 8º lugar na geral individual e o 2º lugar coletivamente.
“Não correu bem na 1ª mas respondemos nas seguintes”
Para o Diretor Desportivo, Rui Medina, “foi uma prova que não correu bem na primeira etapa, mas que foi dada uma resposta por toda a equipa na segunda e terceira etapas, onde a equipa esteve em evidência, apenas lamentado a queda do Hélder Azevedo, e por isso estamos muito orgulhosos deles, pela pela união, garra e determinação com que lutaram e pela evidência e destaque do CRP Ribafria e todos os patrocinadores”.
[Imagens: CRP]