Neste domingo, na localidade de Praias do Sado (Setúbal), decorreu o 3º Prémio de Ciclismo Virgolino Almeida.
Esta é uma prova federada, organizada pela Associação de Ciclismo de Setúbal, com um percurso de 80 km de distância, e partida e chegada em Praias do Sado.
A equipa da Vila da Benedita, que representa o CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, participou nesta competição com 10 unidades: Aníbal Santo, João Letras, Gonçalo Santo, Raul Ribeiro, Paulo Simões, Jorge Letras, Paulo Pereira, Humberto Pereira, Hélder Azevedo e Hélder Loureiro.
Muitos eventos, menos adesão de equipas federadas
Com início pelas 10 da manhã, a prova contou com fraca adesão de equipas federadas devido a outros eventos, mas numa altura em que se luta pela realização de mais provas federadas.
A começar, a equipa do CRP Ribafria assumiu o controlo da corrida, impondo um ritmo forte, procurando a vitória, por várias vezes tentando consumar uma fuga.
Nos primeiros quilómetros a equipa perdeu o seu colega de equipa, Gonçalo Santo, que foi vítima de furo.
À passagem da 2ª volta, e após uma fuga de oito elementos ter ganho uma vantagem de cerca de um minuto sobre o pelotão, Raul Ribeiro atacou no grupo dos fugitivos, levando consigo um adversário.
Quando Raul Ribeiro e o companheiro de fuga, tinham cerca de 300 metros de vantagem, Humberto Pereira conseguiu isolar-se e, sair do grupo de perseguidor e alcançar os dois fugitivos.
Com a fuga dos 3 atletas, o grupo perseguidor de 5 atletas foi alcançado pelo pelotão, tendo neste momento Paulo Pereira conseguido atacar, e após alguns quilómetros entre o grupo da fuga e o pelotão, conseguiu alcançar o trio em fuga.
Fuga consolidada, Raúl Ribeiro corta em 1º
Até ao fim os quatro atletas em fuga ganharam sempre vantagem sobre o pelotão, cortando em primeiro lugar a meta, o atleta do CRP Ribafria Raúl Ribeiro, seguido dos seus colegas de equipa Humberto Pereira e Paulo Pereiro.
Na chegada ao sprint do pelotão, João Letras foi o mais rápido a cortar a meta.
Coletivamente a equipa arrecadou também o 1º lugar por equipas, mostrando ser bloco sólido com um único objetivo comum: uma equipa!
Raul Ribeiro além do 1° lugar da geral venceu também o escalão elites, Paulo Pereira conquistou o 3º lugar geral individual e 2º lugar elites, Humberto Careca 2º lugar geral individual e 1º M45, Aníbal Santo, o 2º Lugar M50.
A Equipa, pela voz do seu Diretor Desportivo, Rui Medina, “enaltece também os 10 atletas, pela dedicação, empenho, trabalho e garra com que enfrentaram este obstáculo e o ultrapassaram, sempre abdicando dos seus resultados pessoais em prol dos resultados da equipa”.