Várias entidades e empresas do mundo do desporto juntaram-se para fundar um Cluster, onde a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e a Fundação do Desporto, presidida por Susana Feitor, fazem parte.
Realizou-se num Cartório Notarial, no Porto, a escritura de constituição do Cluster das Indústrias e Tecnologias da Fileira do Desporto.
Esta iniciativa, dinamizada pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), integrou empresas, universidades, associações e a Fundação do Desporto.
A agregação, a valorização da cadeia de valor da fileira do desporto, a promoção nacional e internacional, bem como aumentar a inovação no setor, é o objetivo desta iniciativa.
As empresas que se associaram na primeira fase da constituição do cluster pertencem a setores como a produção de caiaques; têxtil para desporto; produção de bicicletas; calçado para desporto; eventos desportivos; produção de relva; cordoaria e redes; alimentação para desportistas e produção de raquetes para padel, ainda entre outras.
A crescente importância do desporto e empresas de referência internacional, contam
O Presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, destacou duas razões para o aparecimento do cluster da fileira do desporto:
- A crescente importância económica que o setor tem adquirido:
– 16 mil empresas; 2 mil milhões de volume de negócios; 1,07 mil milhões de VAB; 604 milhões de volume de exportação; saldo comercial positivo de 208 milhões de euros e 45 mil trabalhadores.
- A existência de empresas líderes mundiais e europeias em determinados nichos de mercado, e empresas de referência internacional, situação que infelizmente escasseia noutros setores da atividade económica.
Aderiram ao cluster empresas como a RTE, a maior fábrica de montagem de bicicletas da europa; a M.A.R. Kayaks (NELO), a empresa líder mundial em caiaques e canoas de alto desempenho; a IN CYCLE’s, líder mundial de produção de e-bikes; a TRIANGLE’s, a primeira fábrica do mundo a produzir quadros de bicicletas em alumínio de forma robotizada; a VHumana, uma das empresas mundiais mais inovadoras na seleção de matérias-primas para incorporar em produtos alimentares de alto valor nutricional.
Escola Superior de Desporto de Rio Maior é um dos subscritores da constituição deste Cluster
A Faculdade de Motricidade Humana, o INEGI, a Universidade de Aveiro, a Universidade Lusófona, a Fundação do Desporto, presidida por Susana Feitor, a BIKINNOVA e a ABIMOTA subscreveram a escritura de constituição do cluster, tal como a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, representada pelo seu Diretor, Nuno Pimenta.
No plano de desenvolvimento a curto prazo do Cluster, constam as seguintes ações:
- Candidatura do Cluster (já submetida) e reconhecimento oficial pelo Ministério da Economia;
- Dinamização da 2ª fase de mobilização de aderentes ao cluster incidindo em empresas; municípios que tenham o desporto incluído na estratégia de competitividade territorial; federações e associações desportivas; centros de alto rendimento e instituições públicas;
- A organização operacional do Cluster e a aprovação do plano de atividades para 2025.
[Imagem: AIP]