Hoje é o dia da Europa e escolhemos para si um tema: os direitos dos Consumidores na UE.
E esta é uma informação da Direção-Geral do Consumidor, no âmbito da informação e assistência aos Consumidores na Europa.
Consumidores recuperam 10 milhões de euros através da Rede de Centros Europeus do Consumidor (CEC).
Como é que eu posso recuperar o meu dinheiro se uma companhia aérea francesa cancelar o voo?
E se me recusarem o acesso a um concerto em Praga?
E se o preço do alojamento turístico na Dinamarca acaba por ser mais elevado do que o acordado inicialmente?
É neste tipo de situações que a Rede CEC está preparada para prestar assistência. Só no ano passado, a Rede CEC ajudou os consumidores a recuperar cerca de 10 milhões de euros.
Tenho um problema de consumo: a quem posso recorrer para obter ajuda?
Existe um Centro Europeu do Consumidor em cada país da UE, assim como na Islândia e na Noruega.
Em conjunto, formam a Rede CEC. A rede informa os consumidores da Europa sobre os seus direitos e presta ajuda gratuita em caso de problemas transfronteiriços.
Vive em Portugal e tem um problema com uma empresa sediada noutro país da UE?
Contacte o Centro Europeu do Consumidor, que funciona junto da Direção-Geral do Consumidor, através do telefone 21 356 47 50 ou em alternativa utilize o formulário online disponível no sítio da internet em:
https://cec.consumidor.pt/