Entra no supermercado, passa pelos corredores dos produtos, retira o que quer das prateleiras, põe dentro do saco, pesa os frescos e põe no saco, bebe um café…
À saída tem duas opções: pretende uma experiência social mais ativa, conversar com o funcionário da caixa… dirige-se a uma caixa tradicional; mas se quiser apenas pagar e sair, vai a uma caixa “smart checkout”.
Não tem que tirar os produtos do saco, a conta é imediatamente apresentada, confere, paga e sai…
É assim a maior Loja Inteligente do mundo, com cerca de 1200 metros quadrados, e fica em Leiria, São Romão.
Inaugurada neste mês, com um investimento de 6 milhões de euros, pertence ao Grupo SONAE, através da marca Continente Bom Dia, e a tecnologia é da empresa Sensei, uma start-up portuguesa.
Só na tecnologia estão investidos mais de 1,5 milhões de euros, o que é o maior investimento da empresa numa loja, ao longo de 2024.
Uma loja híbrida
Neste conceito de loja híbrida (com caixas tradicionais e “smart checkout”) existem 6 caixas deste tipo “caixa inteligente”, que funcionam através de visão computacional, algoritmos de inteligência artificial e prateleiras com sensores de balança.
Esta tecnologia permite a criação de um carrinho de compras virtual, para cada cliente, de forma autónoma e em tempo real.
Todos os produtos que o cliente recolhe ficam registados, pelo que se sair e não apresentar o saco à “caixa inteligente”, o alarme dispara…
Segundo a empresa, estas novas “caixas inteligentes” não vieram retirar postos de trabalho, já que a loja continua a ter a opção clássica e emprega 28 novos colaboradores.
Nas prateleiras estão cerca de 12 000 referências de produtos diferentes, com 20 a 50 unidades, de cada um, expostos nas estantes.
No distrito de Leiria existem 17 lojas MC (Continente, Bom Dia…), que empregam 1329 funcionários.
A 10 de dezembro de 1985, abriu na Senhora da Hora, Matosinhos, a primeira loja Continente, inaugurando as cadeias de hipermercados em Portugal, comemorando este ano os seus 40 anos.
[Imagens: Continente MC]