O Clube de Produtores Continente (CPC), uma plataforma do grupo SONAE MC, distinguiu 4 empresas de produção no ramo alimentar e 2 são da região: a Cooperfrutas, de Alcobaça, e a Monliz, de Alpiarça.
Os prémios foram entregues no Encontro Anual deste Clube e destacam a inovação, sustentabilidade e excelência na produção nacional.
O Prémio Sustentabilidade foi entregue à Cooperfrutas, uma organização de produtores que integra o CPC desde 2011 e que é especialista na produção de Pera Rocha e Maçã de Alcobaça.
A Cooperfrutas tem vindo a adotar práticas de gestão sustentável dos seus pomares, assegurando o uso eficiente da água, a nutrição do solo e a biodiversidade, participando em projetos como sejam a Produção Zero Resíduos de Pesticidas, Agricultura Regenerativa e Agroecologia.
Já a Monliz, situada em Alpiarça, é especializada em hortícolas e ervas aromáticas ultracongeladas, destacando-se pelo foco em soluções inovadoras alinhadas com o consumo responsável, sendo presenteada com o Prémio Inovação. A Monliz faz parte do Clube desde 2023.
Também o Alentejo esteve em destaque
A Herdade da Figueirinha, localizada em Beja, dedica-se à produção de vinho, azeite e amêndoa e recebeu também um Prémio Inovação.
Ainda, a Queijaria Guilherme, de Vila Nova de São Bento (Serpa) recebeu o Prémio Excelência.
A Academia do Clube de Produtores é um programa de capacitação desenvolvido especificamente para os membros do Clube e cujo objetivo é reforçar o seu conhecimento sobre as várias áreas da cadeia de abastecimento e que tem permito, ao longo das 7 edições já realizadas, acelerar processos de inovação, competitividade e sustentabilidade.
A missão do Clube de Produtores Continente é apoiar os produtores nacionais e trabalhar em benefício do setor agrícola, sendo esta uma plataforma de valorização da agricultura e de partilha de conhecimento, que potencia projetos inovadores e contribui para a fixação de população nas zonas rurais.
As estradas da Coopefrutas, em Alcobala e da Monliz, em Alpiarça.
[Imagens: CPC, google]