Realizou-se nos dias 23, 24 e 25 de maio, a VI Volta ao Nordeste em bicicleta.
A volta ao Nordeste foi composta por um prólogo de 4,5 km que se realizou no dia 23, e duas etapas em linha, a primeira no dia 24, com 136 kM, e a ultima etapa no dia 25, de 72 kM.
A equipa Beneditense do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – MAF – Riomagic, deslocou-se para esta competição com 9 atletas da sua formação: Paulo Pereira, Hélder Loureiro, Humberto Careca, Ricardo Sequeira, Paulo Simões, Jorge Letras, João Letras, Luís Teixeira e Raul Ribeiro.
Amarela no Prólogo
No prólogo, realizado em Mirandela, Hélder Loureiro consegue o melhor tempo na geral com 5:42:80, e conquista a camisola amarela com vantagem de 2.75 perante o segundo classificado.
No segundo dia, sábado 24, a etapa teve inicio em Vimioso e chegada a Vila Flor, partindo a equipa com o objetivo de defender a camisola amarela, e para isso controlar a etapa.
Foi conseguido, com um trabalho e união exímio de toda a equipa durante a etapa até a subida final, a faltar cerca de 4 km para a meta, onde após vários ataques, o Hélder Loureiro ficou com 4 adversários para discutir a vitória da etapa, que viria a ser disputada ao sprint entre o Hélder Loureiro e um adversário, com o seu adversário a ser mais forte e a vencer no risco da meta.
O Hélder Loureiro não só segurou a camisola amarela, como conseguiu aumentar a diferença para o segundo classificado, ficando com 11 segundos de vantagem.
Azar dos Paulos: Simões cai e Pereira fura
Nesta etapa sofremos dois percalços, com Paulo Simões a sair de estrada e a ser vitima de queda, não conseguindo integrar novamente o pelotão, mas ainda assim a conseguir acabar a etapa.
Já o Paulo Pereira, foi vitima de furo nos últimos quilómetros finais e quando o carro de apoio estava ligeiramente a sua frente, o qual foi impossível trocar no imediato a roda, ficando mais do que o tempo normal a espera de troca de roda.
Para a terceira e última etapa, com partida em Macedo de Cavaleiros e chegada a Alfandega da Fé, a equipa partiu com os mesmos objetivos do dia anterior, mas agora também com o desejo e ambição de vencer esta etapa.
Mais uma vez a equipa esteve irrepreensível, com um enorme rigor tático no controlo da etapa, onde se voltou a salientar e destacar a enorme união da equipa em torno do objetivo comum, a vitória do colega Hélder Loureiro.
E a vitória no fim da Volta e M40, com 2º na Coletiva
Nos últimos quilómetros, a equipa conseguiu deixar o Hélder Loureiro em condições de não perder tempo para os adversários e vencer a VI Volta ao Nordeste, e colocar o João Letras para o sprint, o qual após o excelente trabalho dos colegas de equipa, cortou a meta em 1º lugar, vencendo a etapa.
A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – MAF – Riomagic venceu a VI Volta ao Nordeste em Bicicleta com Hélder Loureiro.
Coletivamente a equipa conquistou o 2º lugar e venceu na categoria M40.
Nas suas declarações habituais, o Diretor Desportivo Rui Medina, afirma que “Não podemos deixar de enaltecer a prestação e atitude de todos os atletas da equipa, e dos quais temos o maior respeito e orgulho, não só pelo resultado obtido, mas pela união, garra e determinação com que lutaram e pela evidencia e destaque do CRP Ribafria e todos os patrocinadores”.
[Imagens: CRP]