Com as temperaturas a descer num mês de janeiro normal, fruto da frente polar da Escandinávia, é caso para dizer que primeiro veio o bacalhau… e agora o frio.
Uma massa de ar polar está a chegar, vinda de leste, e passa por cá a partir de meio desta semana.
Nada disto é anormal. Os janeiros anteriores é que foram quentes demais
Os especialistas dizem que não tem nada de anormal, o que tem sido anormal é o calor dos meses de janeiro nos anos anteriores.
A partir do fim da tarde de amanhã, dia 9, acontece um choque de massas, onde a massa de ar frio polar que passa por nós, e a massa marítima, que transporta a chuva, se cruzam algures com a bolsa de ar frio que aí vem, em altitude, desde a região da Escandinávia (onde se têm batido recordes de temperaturas negativas).
Essa bolsa de ar frio irá, à partida, ficar localizada no norte da Península Ibérica, e será ela que mandará no tempo a partir do meio da semana.
Tudo à espera do anticiclone dos Açores
O IPMA avisa, no comunicado em que alerta para o tempo gelado que se aproxima, que basta um pequeno desvio para que todas as previsões se alterem.
E esse desvio passa essencialmente pela mudança do anticiclone dos Açores, que neste momento se expandiu até quase às ilhas britânicas e está a causar um bloqueio em Ómega (Ω), permitindo que cheguem à Península Ibérica frentes frias e húmidas vindas quer do Polo, pelo Atlântico Norte, quer do Ártico, pelo Continente Europeu, neste caso da Escandinávia.
As temperaturas ainda podem subir muito ligeiramente, mas voltaremos a ter chuva, porque a massa de ar frio dará lugar uma massa de ar marítimo, trazendo uma depressão que entrará a oeste da Península Ibérica.
A chuva será mais provável no Centro e no Sul, e menos no Norte.
As previsões, na região de Rio Maior, apontam assim para céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva a partir do início da tarde.
O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, com pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.
A mínima chega aos 7ºC esta 4ª feira, mas desce logo e até ao 1ºC na 6ª feira, com as máximas a oscilar entre os 12ºC e os 14ºC.
[Fonte e Imagens: IPMA, Meteored]