A equipa escalabitana da Franco Sport rolava no Top 10 a 30 km do final quando um problema mecânico os fez perder mais de 2 horas.
A equipa Franco Sport viveu ontem uma jornada bastante ingrata no Dakar 2024.
Mário Franco, navegado por Daniel Jordão, disputaram a 9ª etapa que ligou Hail a Al Ula rolando sempre no Top 10 do Ranking Challenger, mas o que se vislumbrava poder ser um dia feliz para a equipa, acabou por ser extremamente desanimador.
Na partida para a etapa, a dupla Mário Franco/Daniel Jordão foi a 12ª dos veículos Challenge e, ao longo de 387 km, registou sempre posições a oscilar entre o 8º e 10º lugar, nos diversos waypoints distribuídos ao longo do percurso.
Quando faltavam 30 km para o final do setor seletivo de 417 km, a equipa foi surpreendida por um problema mecânico no Yamaha YXZ 1000R Turbo T3 que a fez perder mais de duas horas, tendo concluído a prova, mas o contratempo condicionou o resultado.
Desanimámos, mas não baixamos os braços
“Um dia uma vez mais muito longo onde, infelizmente, tivemos de fazer mais uns trabalhos de mecânica. Estava tudo a correr bem até à neutralização onde chegámos com parciais muito positivos dentro do Top 10. Arrancámos muito animados e a forçar o andamento, mas tivemos um furo e uns quilómetros mais à frente, a cerca de 30 para o fim, ficámos sem tração traseira. Desanimámos, mas não baixamos os braços e conseguimos fazer a reparação em pista. Perdemos cerca de duas horas e acabamos o setor já de noite. A navegação na parte final era muito complicada”, explica Daniel Jordão sobre o dia agridoce que viveu nesta 46ª edição do Dakar.
A 10ª e antepenúltima etapa terá um total de 612 km, a compreender um setor seletivo com início e fim em Al Ula com 371 km.
A jornada em torno das enormes rochas da região será desafiante. Uma pista de obstáculos dará aos pilotos mais experientes oportunidade de capitalizar para si os erros dos seus adversários.
[Imagens: Franco Sport, Dakar 2024]