Danielle foi um furacão que agora perdeu força e é ciclone extratropical.
“Períodos de chuva ou aguaceiros no litoral a norte do Cabo Espichel, que serão por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e rajadas fortes a partir da madrugada de dia 12”. A chuva deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades a partir de dia 14 (…)”.
É assim que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descreve o estado do tempo para os próximos dias.
As temperaturas andarão entre os 23ºC (máxima) e os 17ºC (mínima), em Rio Maior, prevê-se ainda que possa ocorrer vento forte, sobretudo amanhã.
Podendo chover muito em pouco tempo, o IPMA adverte para as cheias rápidas em meios urbanos.
Até porque estas serão “as chuvas mais significativas da época após um período de seca prolongado”, sendo por isso expectável que causem “escorrência considerável das águas pluviais em zonas íngremes e em solos queimados, devido à sua lenta infiltração”.
O Distrito de Santarém, tal como todo o País, está em alerta amarelo.
Um “alerta amarelo” significa o meio da Tabela em termos de riscos envolvidos, indo a escala de cinzento (quando a informação ainda está em atualização e não definida), verde (não há risco), amarelo, laranja e vermelho, conforme a intensidade prevista da precipitação e do vento, para além de outros fenómenos.
No próximo fim de semana voltaremos ao calor, prevendo-se tempo pouco nublado e 31ºC, em Rio Maior, podendo voltar à chuva lá para o fim da outra semana.
Na imagem no topo (fonte IPMA) podemos ver Rio Maior na faixa vermelha durante o dia de hoje, mas que sai da zona crítica à medida que a tempestade Danielle se desloca para norte.