De Alcanede para o mundo agora com Prémio Inovação

A Fravizel vence prémio PME Inovação COTEC-BPI, por entre 225 empresas que concorreram, naquela que foi a 20ª Edição deste Prémio.

Com um recorde de 225 candidaturas, na edição deste ano foram também nomeadas como finalistas as empresas Controlar, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel.

A Fravizel, é uma empresa de engenharia e metalomecânica especializada na produção de máquinas para pedreiras, minas, florestas e outros setores industriais, e arrecadou o prémio PME Inovação COTEC-BPI, que distingue empresas portuguesas que se destacam pelo seu impacto na economia nacional e pela inovação no setor em que operam.

O galardão foi entregue esta terça-feira no Porto pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente honorário da COTEC Portugal.

 

De Pé da Pedreira (Alcanede) para o mundo

A empresa familiar de Pé da Pedreira (Alcanede), fundada em 1980 por Eliseu Frazão, exporta mais de metade dos equipamentos para a indústria extrativa e florestal.

Com um crescimento anual no volume de negócios de 24%, nos últimos 3 anos, está presente em 62 países e registou lucros de quase quatro milhões de euros no ano passado.

As suas instalações ocupam hoje uma área total de 130 mil metros quadrados, calcula investir anualmente 18% do volume de negócios em I&D, sendo pioneira mundial no desenvolvimento e produção de máquinas para pedreiras, apresentando um portfolio de patentes considerável, está no top 5 absoluto nacional.

Muitas das máquinas que produz são completamente telecomandadas, aumentando a produtividade e reduzindo o risco dos operadores.

No ano passado este prémio coube à Mecalbi, empresa de mecatrónica para a indústria automóvel sediada em Castelo Branco e à Addvolt, de Matosinhos, que se apresentou a concurso com um projeto de powerbanks para camiões de frio.

Esta edição de 2024 registou um recorde de 225 candidaturas, com destaque para a indústria transformadora da região Norte, que submeteu mais de metade do total.

O júri desta edição foi constituído por Ana Rosas Oliveira (Banco BPI), Ana Teresa Lehmann (FEP – Universidade do Porto), António Portela (Bial), Carlos Oliveira (European Innovation Council), João Bigote (Universidade de Coimbra), José Carlos Caldeira (INESC TEC), Lua Queiroz Pereira (Semapa), Manuel Mira Godinho (ISEG) e Manuela Tavares de Sousa (Imperial).

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments