Diabetes em movimento

   

Este é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2 e está a ser implementado em Rio Maior.

Resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), o Município de Rio Maior, o ACES Lezíria – Unidades de Saúde de Rio Maior e a Desmor.

As sessões de exercício físico e de educação para a saúde vão decorrer até junho de 2023, às 2ªs, 4ªs e 6ªs, no Pavilhão da ESDRM.

Serão dinamizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros e a participação é possível, e gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde de Rio Maior.

O programa de intervenção representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.

A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento.

Diabetes tipo 1 e tipo 2

A diabetes tipo 2 representa 90% dos casos de diabetes e é uma doença que tem vindo a aumentar muito nos últimos anos, sobretudo devido às alterações no estilo de vida, como alimentação inadequada e sedentarismo.

Por se tratar de uma doença assintomática, muita gente não sabe que a tem.

A principal diferença entre o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2 é que o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune o que faz com o que pâncreas pare de produzir insulina definitivamente.

No diabetes tipo 2, o pâncreas ainda produz insulina, no entanto, além de ser insuficiente, ela não pode ser plenamente metabolizada pelo organismo devido a resistência à insulina que ocorre nos órgãos e músculos.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments