Decorre, no LNEC, em Lisboa a apresentação dos resultados do Estudo feito pela Comissão Técnica Independente (CTI) para a localização do novo aeroporto.
Aparentemente, Alcochete (Campo de Tiro da Força Aérea), que se localiza no concelho de Benavente, Distrito de Santarém, é o que reúne melhores condições.
Mas, até 19 de janeiro estará em Consulta Pública e, só após, será entregue ao Governo.
Será depois o Governo a tomar a decisão e que não tem de acompanhar estes resultados, embora façam a triagem técnica.
Região de Rio Maior está a acompanhar.
ATUALIZAÇÃO
Santarém é prejudicado por ter baixa segurança aeronáutica e ferrovia, porque está estrangulada na linha, conta pouco.
Na conectividade e desenvolvimento económico, nomeadamente competitividade do hub, é dos melhores.
No impacto económico global, Santarém é a melhor.
ATUALIZAÇÃO
Alcochete + Lisboa, é o melhor é o que deve arrancar.
Quando se justificar, fecha-se então Lisboa e fica só Alcochete.
A solução deve ser dual: Lisboa + 1, sendo que tecnicamente, Alcochete parece ser melhor.
ATUALIZAÇÃO
Dos 5 critérios principais, Alcochete aparece em 1º lugar em 3 deles.
Santarém só surge como 2ª escolha em 2 critérios, e sempre ligado a Lisboa, nunca sozinho.
ATUALIZAÇÃO
Santarém tem um grave problema de navegabilidade aérea, segundo o Relatório da NAV, o que é determinante.
Tem muita dificuldade em receber voos internacionais, o que o torna inviável, segundo esta perspectiva.
ATUALIZAÇÃO
“Decidimos não prestar declarações hoje, mas vamos reagir em breve…”
Palavras de Carlos Brazão, ao Região de Rio Maior, que representa o Consórcio Magellan 500, o Aeroporto em Santarém, que juntamente com a sua equipa se levantou e abandonou a sala logo após a apresentação.
Visivelmente descontentes com a apresentação, antevê-se uma reação de contestação em breve.
ATUALIZAÇÃO
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, colocou algumas questões, as mais pertinentes dizem respeito ao estudo de aeronavegabilidade, nunca viu o peso dos constrangimentos aéreos refletidos até agora, e não vê a questão da coesão nacional valorizada.
ATUALIZAÇÃO
Santarém não está no mapa da linha ferroviária de alta velocidade, que passa ao lado por Rio Maior e Benedita, em direção a Leiria, e isso é decisivo.
Para além disso, Santarém não é compatível com as restrições aéreas militares de Montereal. Só se esta base for alterada.
ATUALIZAÇÃO
“Qualquer decisão não terá mais de 20% de apoiantes…, mas é preciso decidir e para isso temos de ter estudos”
António Costa, Primeiro-Ministro
ATUALIZAÇÃO
Antonio Costa afirma que, pese embora este Estudo, a decisão política terá em conta outros aspetos e, portanto, pode não ser aquela que está melhor classificada aqui.
Para já, a ANA terá de fazer obras no Terminal 1, no taxi drive do aeroporto Humberto Delgado, e a placa militar a norte será desafetada.
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