E se só se pagasse o lixo que se produz?

       

A Universidade NOVA de Lisboa, através do gabinete NOVA Impact, acaba de lançar um programa de empreendedorismo e inovação em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV).

O CIRCULAR inNOVA(tion) é um programa de ideação e empreendedorismo que promove o desenvolvimento de novos produtos, modelos de negócio e soluções inovadoras na cadeia de gestão de resíduos.

Funciona por equipas multidisciplinares, com potencial para gerarem impacto na comunidade, mobilizando os diferentes intervenientes, para se conseguir reduzir, separar e recolher, eficazmente, mais e melhor as embalagens no pós-consumo.

O objetivo passa por estimular a criatividade para responder a desafios específicos, identificados pela SPV no âmbito da sua atividade, relacionados com o ambiente e com a gestão de resíduos de embalagens.

Tem como foco a implementação de sistemas PAYT (pay as you throw) ou on demand, [pagar apenas pelo lixo que se produz] bem como a criação de campanhas de sensibilização que levem a mudanças de comportamentos no consumidor final.

O programa vai decorrer em dois momentos:

  1. IDEATION BOOTCAMP: Durante esta fase, serão geradas ideias inovadoras utilizando ferramentas de design thinking. As cinco melhores equipas passam à fase seguinte.
  2. SPRINT MVP: Nesta fase, as cinco equipas selecionadas receberão um valor monetário (1.000€) para implementar o seu produto mínimo viável (MVP). No final, farão uma apresentação ao júri.

“A NOVA, enquanto instituição de referência de ensino superior, tem o dever de contribuir com o seu conhecimento para desenvolver soluções com verdadeiro impacto e que possam ajudar a resolver problemas da nossa sociedade, como é a questão dos resíduos. Esta parceria com a Sociedade Ponto Verde permite aliar o talento existente no nosso ecossistema de investigação e inovação aos objetivos da NOVA na área da Sustentabilidade”, refere Isabel Rocha, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Criação de Valor.

Ana Trigo Morais é a CEO da SPV e afirma que “a colaboração e a forte capacidade de investimento em Investigação & Desenvolvimento são determinantes para se conseguir dar resposta aos desafios atuais e criar valor para a cadeia de gestão das embalagens, quando existem metas nacionais ambiciosas para cumprir.

“É, por isso, com entusiasmo que apresentamos este novo programa de empreendedorismo, que reforça a parceria estratégica entre a Sociedade Ponto Verde e a Universidade NOVA de Lisboa, com a expectativa de atingir mais reciclagem de embalagens e elevar o País a uma referência na Economia Circular. Para isso, precisamos da colaboração de todos – alunos, professores, investigadores e Academia”, disse ainda por fim.

O CIRCULAR inNOVA(tion) destina-se a alunos, ex-alunos, investigadores e professores, no entanto, cada equipa deverá ter pelo menos um elemento ligado ao ecossistema da NOVA.

As candidaturas podem ser feitas até ao dia 16 de setembro.

Mais informações:

Universidade NOVA de Lisboa

Vítor Alvito – 966 415 134 – [email protected]

Sociedade Ponto Verde

Raquel Pelica – 961 571 726 – [email protected]

 

[imagem: Interreg Europe]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments