Eleições Europeias 2024: vote onde estiver

Contra a vontade de Portugal, a presidência sueca do Conselho da União Europeia anunciou que as próximas eleições europeias vão realizar-se entre 06 e 09 de junho de 2024.

Ora, se o Corpo de Deus vai ser a 30 de maio de 2024, na semana antes, o 10 de junho será na 2ª feira, dia seguinte ao dia 9 e para quando estão previstas as eleições entre nós.

Acresce ainda que nessa semana teremos o 13 de junho, dia de Santo António, feriado em vários Municípios do País, onde se inclui Lisboa.

Muitas serão as famílias que aproveitando esta quadra de feriados poderão fazer férias ou, pelo menos, escapadinhas de 3 dias.

Lembrando que no último ato eleitoral europeu a abstenção chegou a ser de 69%, o Governo quer agora tentar baixar este valor e levar as pessoas a poderem votar.

Assim, está previsto o desdobramento de mesas eleitorais em locais mais turísticos e a possibilidade dos eleitores votarem me mobilidade. Ou seja, o eleitor vota onde estiver.

Se é de Rio Maior e nesse fim de semana estiver fora, no Algarve ou no Gerês, por exemplo, votará lá.

Lá ou em qualquer ponto do Mundo onde Portugal possua jurisdições consulares ou diplomáticas, onde os cidadãos poderão exercer o seu direito eleitoral, independentemente na zona em que se encontrem deslocados.

Para já estão 13 500 mesas de voto previstas, em Portugal e fora do território nacional, mas podem vir a ser mais.

Afastada está a hipótese tão falada do chamado voto eletrónico onde qualquer cidadão poderia votar “pela net”.

Esta experiência piloto foi feita no último ato eleitoral em Évora, onde houve voto eletrónico presencial, mas levantou muitas dúvidas.

“Recordo que há países que estão a recuar nessas práticas em virtude dos riscos de segurança que têm vindo a ser colocados aos sistemas eleitorais. Portanto, o nosso cuidado deve ser máximo. Estamos a falar de uma dimensão que exige absoluta confiança no respetivo sistema”, foram as palavras de José Luís Carnerio, ministro da Administração Interna.

Para já, e só nas Europeias, esteja onde estiver, dirija-se a uma Mesa de Voto e vote aí mesmo.

 

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments