Escola Marinhas do Sal: 30 anos ao Serviço

Em outubro de 1994 abria portas como Escola EB 123. Ainda não tinha os acessos acabados e nos primeiros dias “passava-se por cima de umas tábuas”. Em 2003 é criado o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal… e agora faz 30 anos.

A Escola Marinhas do Sal, hoje Sede de um Agrupamento de Escolas, em Rio Maior, comemorou os seus 30 anos na presença da sua Comunidade Escolar e de Convidados.

A Festa aconteceu num grande jantar, que decorreu num conhecido estabelecimento de Rio Maior, e o momento foi aproveitado para a entrega das Distinções do Quadro de Mérito dos alunos, na Excelência e Valor.

     

Ainda, foram homenageados aqueles que naquela Escola completaram 25 anos de serviço e os alunos pioneiros que entraram nesta mesma Escola no ano letivo 1994 / 1995.

Carlos Ribeiro, Diretor do Agrupamento, lembrou “histórias desde o 1º dia”, tendo entrado naquela Escola nesse mesmo 1º dia.

     

As “conquistas” ao longo dos anos e o crescimento da própria Escola (ver na História breve), com um agradecimento a todos os que tornaram possível esta “aventura”, sem esquecer a formação dos alunos que “já são o mundo de hoje e serão o de amanhã”, fizeram parte das palavras que dirigiu aos presentes.

De Timor, Alexandre Canadas, que também esteve à frente da Escola, enviou uma mensagem gravada de regozijo e parabéns.

Os Clubes de Dança e de Música da Escola animaram o momento.

     

Breve História

No ano letivo 1994/95, com a inauguração da EB123 de Rio Maior (atual escola sede), que incluía no mesmo edifício escolar os três ciclos do Ensino Básico, iniciou-se a integração e articulação entre os diferentes ciclos do ensino básico.

Em 2003/2004 é criado o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, em que juntava a EB123 a algumas escolas do 1º ciclo e pré-primárias do concelho.

Em 2007/2008 faz-se a junção do então “Agrupamento Horizontal de Alcobertas”, alargando a área de influência e o número de estabelecimentos escolares do Agrupamento.

Em 2009/2010 inauguraram-se os Centros Escolares de Alcobertas e de Rio Maior numa tentativa de acabar com o isolamento e situações de falta de condições em vários estabelecimentos.

O Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, Rio Maior, tem sofrido evoluções estruturais, ao longo dos seis anos da sua existência, na sua maioria relacionadas com alterações importantes ao nível do funcionamento do 1º Ciclo e do Pré-escolar.

 

[Fonte: https://ecoescolas.abaae.pt/escola/escola-basica-marinhas-do-sal/]

 

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments