Contige, é uma localidade da freguesia de Sátão, do mesmo Concelho de Sátão (Distrito de Viseu), localizada na Estrada Nacional 229 que liga Viseu a Sátão.
Ali está plantado o famoso “Eucalipto de Contige” que foi agora considerada a árvore do ano de 2023, em Portugal.
Assim, com 3046 votos, este Eucalipto, vence o concurso de Árvore do Ano.
Acontece através de um Concurso organizado pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC), candidatado pela Junta de Freguesia local.
Trata-se então de um Eucaliptus globus Labill, com 144 anos, classificada como Árvore de Interesse Público pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestal (ICNF).
Portanto, pelo seu tamanho – mais de doze metros de perímetro e 43 metros de altura – é a maior árvore classificada de Portugal, pela Universidade de Aveiro.
A competição europeia vai realizar-se já no próximo mês de fevereiro e as votações são online (no site treeoftheyear.eu).
O vencedor do ano passado foi o Carvalho Dunin (Quercus robur L.), que se encontra junto da Floresta Primeval Białowieża, na Polónia.
Portugal tem o terceiro lugar com a alentejana Sobreira Grande (Quercus suber L.), presente em Vale do Pereiro, Arraiolos.
Como curiosidade, a “Oliveira do Mouchão” é considerada a árvore mais antiga de Portugal, com 3350 anos.
Quando Ramsés II reina no Antigo Egito, nas proximidades de Abrantes desponta a “Oliveira do Mouchão”.
No mundo, é uma árvore no parque nacional Alerce Costero, no sul do Chile, que se considera ser a mais antiga do planeta, com 5 484 anos.
[Imagem: Diário de Viseu]