Falemos agora de outra chuva: de meteoros

Anda aí, desde a semana passada, uma chuva de meteoros conhecida como “Oriónidas” que teve o seu pico de intensidade na noite do passado domingo para 2ª feira, mas que pode ser melhor vista na noite desta 6ª feira para sábado, de 25 para 26 de outubro.

Chamam-se “Oriónidas” porque parece que tem origem na Constelação de Oríon e podem ser melhor vistos agora porque a Lua não estará visível.

Na semana passada a Lua estava com uma luminosidade a 83% e isso ofuscou a visibilidade dos meteoros a passar.

 

Resulta do cruzamento da Terra com o Cometa Halley

Isto acontece porque todos os anos, entre setembro e novembro, a órbita da Terra cruza-se com a órbita do Cometa 1P/Halley, que deixa atrás de si um rasto de detritos.

Ora, estes detritos ao entrarem na nossa atmosfera aquecem com a fricção no ar e tornam-se incandescentes tornando-se visíveis como que um “rasto de estrelas cadentes”.

É uma chuva de meteoros.

Segundo o Observatório do Lago Alqueva, que emitiu uma nota sobre este fenómeno, desde 26 de setembro que as observações têm vindo a ser feitas e durarão até 22 de novembro.

 

Podem ver-se cerca de 100 meteoros por hora

Ainda segundo o Observatório, os meteoros viajarão a uma velocidade média de 66 quilómetros por segundo, com um radiante localizado na constelação de Oríon e uma taxa horária zenital (ZHR), que é o número de meteoros que um observador pode esperar ver por hora, em condições ideais de escuridão, e que se estima em 100.

O cometa 1P/Halley foi descoberto pelo astrónomo britânico Edmond Halley no século XVIII e é um dos cometas mais conhecidos e estudados.

Com um diâmetro de 11 quilómetros, este cometa pertence ao grupo dos cometas de curto período, sendo facilmente observável.

“Quando o 1P/Halley se aproxima do Sol, a sua temperatura aumenta, provocando a ejecção de gás, poeira e pequenos detritos. Alguns destes meteoróides permanecem na órbita do cometa e interceptam a atmosfera da Terra, originando as Oriónidas”, refere a nota do Observatório do Lago Alqueva.

Já hoje noticiamos aqui as previsões do tempo para a região e que indicam tempo nublado e chuva.

No entanto, se por acaso surgir “uma aberta” talvez do alto da Serra dos Candeeiros, onde há menos “poluição luminosa” possa ver alguns dos 100 meteoros por hora que se esperam. Na noite de 6ª para sábado, 25 para 26 de outubro.

Boa sorte!

 

[Imagem: Observatório do Lago Alqueva]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments