59ª Feira Nacional de Agricultura – 69ª Feira do Ribatejo
A 59ª Feira Nacional de Agricultura – 69ª Feira do Ribatejo é inaugurada já amanhã pelas 11.00 horas e com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
E aqui pode estar logo a primeira surpresa. Marcelo poderá chegar antes da hora marcada, até muito antes da hora marcada, as 11.00 horas, deixando a organização e convidados “à nora”.
Foi o que aconteceu na última edição onde o Presidente da República chegou 45 minutos antes da hora prevista e, com andamento natural, foi logo tratando da inauguração, quando mais de metade dos convidados ainda ia a caminho do Centro de Exposições e até de Santarém.
Agora, vem a segunda surpresa: a ministra da Agricultura não foi convidada e, aparentemente, mais nenhum outro membro do Governo. Nem o Primeiro-Ministro.
A decisão, que nunca tinha acontecido, vem na sequência de uma decisão igual na Ovibeja, que decorreu de 27 de abril a 1 de maio, em Beja.
“Isto é uma questão de solidariedade e coerência com setor agrícola, face àquilo que foram os protestos que existiram de norte a sul do país”, afirmou Luís Mira, Secretário-Geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), à TSF, na passada 2ª feira.
“Não fazia sentido que a Feira Nacional de Agricultura, das mais importantes do setor, esquecesse daquilo que é o sentimento do setor e o que são as reivindicações do setor”, disse ainda.
Esta posição está a levantar alguma polémica por entre autarcas e políticos do Distrito, essencialmente do PS, onde alguns afirmam que também não vão estar presentes, em solidariedade com o Governo.
“A Feira da Agricultura não serve para fazer política”, e “seja qual for a cor do Governo, este deve sempre ser convidado porque a luta política e as negociações acontecem noutro plano”, afirmou também fonte que preferiu não ser identificada.
Maria do Céu Antunes, é do distrito, tendo sido Presidente da Câmara de Abrantes e depois Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, subindo depois a Ministra da Agricultura, onde se mantém.
Superalimentos que estão a mudar o mundo
Seja como for, a Feira está aí e acontece de 3 a 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições – CNEMA, na Quinta das Cegonhas, em Santarém.
Este ano sob o tema “Superalimantos que estão a mudar o mundo”.
Do vasto cartaz fazem parte debates, seminários e conferências, concursos de equitação, toiros e campinos, gastronomia e muita animação.
O destaque nos espetáculos vai para Nininho Vaz Maia já amanhã, dia 3, os D.A.M.A. a 7 de junho, Calema a 9 e David Antunes e Convidados a 10 de junho, Dia de Portugal.
Uma entrada para a Feira custa 8,00 euros, e dá acesso aos espetáculos, e as Naves de Exposição estarão abertas a partir das 10.00 horas.
Mais informações, pode consultar aqui:
https://www.cnema.pt/events/59a-feira-nacional-de-agricultura-69a-feira-do-ribatejo/