Aumentar o conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, participar em dinâmicas de grupo, partilhar ideias e debater pontos de vista com conceituados especialistas.
Este é o objetivo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) com a sua Escola de Verão 2023.
Em Santarém, no Instituto Politécnico de Santarém, de 3 a 10 de setembro, para jovens com menos de 18 anos e que tenham os 10º ou o 11º anos de escolaridade.
Aqui os jovens terão a oportunidade de pensar no seu futuro no mercado de trabalho, como ter sucesso nele, e obter respostas que procuram para terminarem as férias em grande e prepararem-se para um novo ano letivo e, sobretudo, para o dia de amanhã.
Os temas andam à volta das «Qualificações, talento e mercado de trabalho».
Num programa onde se incluirão tópicos tão diversos como o sistema de educação e o mercado de trabalho em Portugal e na Europa, as ferramentas para o sucesso e os percursos possíveis na educação e no trabalho, os impactos da tecnologia e da inteligência artificial na educação e no trabalho.
Haverá, ainda, tempo para a participação em novos projetos de descoberta, para discussão de ideias e, também, para diversão e fazer amigos de todo o país.
As candidaturas estão abertas até 30 de junho e podem ser feitas aqui:
https://escola-de-verao.ffms.events.best-id.pt/
A FFMS nasceu em 2009, sendo instituída por Alexandre Soares dos Santos e a sua família, para estudar os grandes problemas nacionais e levá-los ao conhecimento da sociedade civil.
Segundo os seus Estatutos, a Fundação tem por missão estudar, divulgar e debater a realidade portuguesa, de uma forma inteiramente livre e independente.
São conhecidas as suas publicações de pequenos livros sobre diversas matérias e os portais PORDATA, uma base de dados sobre factos do País e o Direitos e Deveres do Cidadão, para informar o cidadão dos seus direitos e deveres e relação com autoridades e instituições.