A FIFA – Fédération Internationale de Football Association (A Federação Internacional de Associações de Futebol) confirmou que o MUNDIAL 2030 será organizado por Marrocos, Espanha e Portugal.
Já em 2026 acontece o primeiro Mundial de sempre a ser organizado por 3 países: Estados Unidos da América, Canadá e México.
Yalla Vamos! é o mote
Espanha, Marrocos e Portugal… mais 3
Em 2030, avançam Portugal e Espanha, como uma base mais sólida para o evento, e depois chegou a pensar-se na Ucrânia, mas com o advento da invasão russa a ideia caiu e Marrocos mostrou disponibilidade para investir e “provou” as suas ligações à Península Ibérica.
Mas, há mais. Se estes 3 países vão ser uma espécie de anfitriões principais, Argentina, Paraguai e Uruguai também recebem jogos iniciais. 1 na Argentina, 1 no Uruguai e 2 no Paraguai.
A desculpa foi “para honrar a Edição Centenária do Campeonato do Mundo”.
A primeira edição do torneio foi realizada em 1930, no Uruguai, com o país anfitrião a conquistar o título.
A primeira Edição do Mundial em 3 continentes
Esta será a primeira Edição do Campeonato que se disputa em vários continentes.
Na avaliação da FIFA, este Projeto, articulado por estes 6 países, mereceu uma avaliação de 4,2 pontos, em 5 possíveis, estando assim acima do mínimo exigido.
Para Portugal e para Marrocos é uma estreia neste tipo de organizações, embora Portugal tivesse apresentado o seu currículo o Europeu de 2004, as Finais da Champions nos Estádios da Luz e do Dragão (2020 e 2021) e a Final Four da Liga das Nações (2019).
Luz, Alvalade e Dragão
Os 3 Estádios principais do país, Luz, Alvalade e Dragão, estão arregimentados, onde serão disputados de 10 a 12 jogos e uma Meia-Final, no Estádio da Luz.
Espanha avança com 11 Estádios, Marrocos com 6, Paraguai 2, Uruguai e Argentina 1, cada um. Serão usados 24 Estádios ao todo.
O Estádio da Luz comportará 65 000 lugares, os de Alvalade e do Dragão, 50 000 lugares cada um. E terão de sofrer obras de adaptação e melhoria das suas condições.
FIFA confirma assim a organização do Mundial 2030, em 3 continentes, 3 países principais e mais 3 para integração histórica, no ano do Centenário do Mundial, 2030.
Yalla Vamos!
[Imagens: FIFA]