Franklin engole Dana nos Açores e faz chover

O ex-furacão Franklin vai engolir a depressão DANA, que inundou Espanha, num efeito Fujiwhara e gerar um Bloqueio em Ómega, o que forma uma nova tempestade que traz mais chuva no próximo fim de semana…

Agora, vamos trocar tudo isto por miúdos, e quase num registo de filme dramático e passional.

Em agosto, nas Caraíbas, uma onda atmosférica tropical, cresceu e transformou-se no Furacão Franklin.

O Franklin foi um poderoso furacão que chegou à Categoria 4 (medem-se de 1 a 5), no oceano Atlântico, atingindo ventos de 209 km/h a 251 km/h e que tocou terra já como tempestade tropical na República Dominicana, em Barahona, no final de agosto de 2023.

Como foi a 6ª tempestade a ter nome neste ano, chamou-se Franklin, com a letra F, que é a 6ª do abecedário.

 

Tudo se passa sobre os Açores

Vai daí, começou a andar e aproximou-se dos Açores, e ficou mais ou menos a 2 000 kM da tempestade Dana, que “danou” muita coisa em Espanha e já no centro e norte de Portugal.

Ao se encontrarem, ficaram ali bloqueados a “olhar um para o outro” e criaram assim um Bloqueio Ómega (pela configuração que desenharam, parecida com a letra grega Ω), fenómeno atmosférico de grande escala no campo da pressão atmosférica.

É quase estacionário e ‘bloqueia’ efetivamente ou redireciona ciclones migratórios podendo permanecer na mesma região por vários dias ou mesmo semanas.

Com o passar das horas, dá-se, finalmente, o efeito Fujiwhara.

Chama-se assim, porque foi o meteorologista japonês Sakuhei Fujiwhara, já falecido a 22 de setembro de 1950, que primeiro descreveu este fenómeno.

Às vezes referido como a interação Fujiwhara ou interação binária, é um fenómeno que ocorre quando dois vórtices ciclónicos próximos se movem e fecham a distância entre as circulações das suas áreas de baixa pressão correspondentes.

 

Franklin engole Dana, mas teimam antes disso

Ou seja, o Franklin vai engolir a Dana, porque esta é mais fraca, mas antes andam ali na teima um com o outro, a fazer pressão.

Tudo isto acontece nas grandes altitudes sobre os Açores.

Entretanto, a depressão atmosférica Dana inundou grandes partes de Espanha e também causou estragos em Portugal, no último fim de semana, e os restos do furacão Franklin, que se formou nas Caraíbas e subiu depois até às nossas altitudes, posicionando-se ao largo dos Açores, formando uma nova tempestade.

 

O tempo na região

Posto isto, e segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA):

O céu terá períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado até meio das manhãs e a partir do final do dia.

Há a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em geral fracos, com o vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante sul.

Põe-se a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial na faixa costeira, em especial a Oeste, e dá-se uma pequena descida da temperatura máxima.

 

Pior para Rio Maior

Em Rio Maior, no fim de semana, previsão de chuva de 6ª a 2ª feira, em especial na 6ª e no sábado, com descida da temperatura máxima de 27ºC para 25ºC, e a mínima de 18ºC para 16ºC.

Na 6ª feira, 8 de setembro, há mesmo Aviso Amarelo entre as 12h00 e as 21h00 para a precipitação, devido à possibilidade de aguaceiros por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovoada, e ocasionalmente de granizo.

O tempo afinal também tem as suas agruras da vida e que nos fazem sofrer.

[imagem: MetSul]

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments