Alguma chuva e tempo frio
É uma ciclogénese explosiva o que acontece nos próximos dias e significa que o tempo de inverno está de volta.
Frio e neve já a partir desta quinta-feira, não se prevendo no entanto temperaturas tão geladas como as das semanas anteriores.
Mas as máximas vão baixar entre 5 e 8ºC, com a entrada abrupta de uma massa de ar polar marítima.
A ciclogénese acontece quando há uma descida muita acentuada da pressão atmosférica de uma depressão num curto intervalo de tempo. Neste caso, acontece entre hoje e quinta-feira.
Poeiras vão cair
Quanto às poeiras do deserto, que têm deixado os carros e as janelas manchados de lama, os períodos de chuva fraca e a deslocação da massa de ar estão a afastá-las progressivamente.
Parte da Península Ibérica tem também estado a braços com mais um fenómeno de poeiras em suspensão, embora alivie a partir de hoje devido a dois fatores:
“Por um lado, porque o vento roda para o quadrante Leste e nos traz ar um pouco mais limpo”, embora estas poeiras estejam dispersas “sobre todo o território da Península Ibérica e Atlântico adjacente”.
Por outro, porque, com a chuva que possa vir a acontecer, “as poeiras caem”. Ficam os automóveis, paredes e o chão sujos, mas as poeiras deixam de estar no ar.
Em suma, e segundo o IPMA, períodos de céu muito nublado, com aguaceiros pouco frequentes, mais prováveis até ao meio da tarde, que podem ser acompanhados de trovoada.
Vento fraco, tornando-se fraco a moderado (até 25 km/h) de noroeste a partir do início da tarde.
Há a possibilidade de formação de neblina matinal e vamos ter uma pequena descida de temperatura.
Nas imagens podemos ver a localização da região de Rio Maior na passagem da massa de ar frio e a previsão gráfica do tempo para os próximos dias.
[Imagens: IPMA]