Governo aprova PRR para Residência de Estudantes frente à Igreja da Misericórdia

             

Foram assinados esta tarde as Candidaturas para residências de estudantes nos Municípios, onde está Rio Maior, neste caso para além da Residência da Escola Superior de Desporto que já está em obra.

O primeiro-ministro assumiu esta quinta-feira a meta de Portugal ter 26 mil camas para estudantes até 2026.

A questão do alojamento é um dos maiores obstáculos no acesso ao ensino superior, declarou no seu discurso de hoje na Academia das Ciências, em Lisboa, no encerramento de uma sessão destinada à assinatura de 119 projetos para residências de estudantes do ensino superior, onde se inclui Rio Maior.

No total, segundo o Governo, os 119 projetos de residências de estudantes com verbas garantidas abrangem 51 municípios, dos quais 23 são relativos a edifícios que serão construídos de raiz, totalizando 9.356 novas camas.

No seu discurso, António Costa salientou que, de 15 mil camas, Portugal vai passar para 26 mil camas até ao final de 2026.

“Temos de conseguir mobilizar todos os recursos e, por isso, no PRR uma das prioridades foi mesmo o investimento no alojamento para os estudantes do ensino superior. São 375 milhões de euros”, considerou.

No entanto, de acordo com António Costa, as necessidades fizeram com que o número de projetos aprovados ultrapassasse a dotação montante e essa situação levou o executivo a reforçar com mais 72 milhões de euros este programa.

No total, o executivo, afirma ter financiamento do PRR garantido para novas 15.800 camas, projetos que serão concretizados até 2026, o que irá duplicar a oferta pública de alojamento estudantil.

O Projeto de Rio Maior, que consta do Anexo I – Candidaturas a financiamento relativas a operações de adaptação, aquisição e renovação, obteve 3,27 pontos e vem ordenado em 85º lugar, nas 101 Candidaturas admitidas.

Estamos a falar dos 2 edifícios frente à Igreja da Misericórdia de Rio Maior, na Rua Serpa Pinto e que vão acrescer à capacidade da Residência da Escola Superior de Desporto já em obra e que terá a capacidade de 100 camas em 43 quartos duplos e 14 simples.

Veja Também:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments