Neste sábado 2 Bandas misturaram-se e presentearam de vozes e música uma plateia cheia.
Aconteceu na Vila da Marmeleira (Rio Maior), no Pavilhão Gimnodesportivo, juntando a Banda da União Mucifalense (Sintra), fundada em 05 de Agosto de 1984, e a centenária Banda da Vila da Marmeleira.
Ali, não lado-a-lado, mas “misturadas” como se de uma única Banda se tratasse, João Fortunato Panta Nunes, Maestro da Banda de Mucifal e Acácio Silva, o Maestro da Banda da casa, à vez, dirigiram os naipes de músicos ora em concerto, ora a acompanhar as vozes de Raquel Monteiro e Rita Biscoito.
Temas como “O amor a Portugal”, conhecido na voz de Dulce Pontes e música de Ennio Morricone, mas aqui interpretado por Rita Biscoito que levou a assistência ao “arrepio na espinha” e a “Senhora do mar”, canção escrita por Carlos Coelho e Andrej Babic e que interpretada por Vânia Fernandes levou Portugal à Eurovisão em 2008, aqui cantada por Raquel Monteiro e que deixou quem a ouvia suspenso no ar até ao fim.
A concluir, Rita e Raquel juntas, acompanhadas pela “Grande Banda” que unia as 2 grandes Bandas, fizeram um dueto interpretando um medley de clássicos portugueses.
Ainda tempo para o Presidente da Junta da União de Freguesias de Assentiz e Vila da Marmeleira, Francisco Silvestre, também ele e os 2 filhos músicos na Banda da sua Freguesia, entregarem uma Placa Comemorativa do Centenário à banda local e o Município, na pessoa do seu Presidente, Filipe Santana Dias, oferecer um clarinete no valor de 1800€ à Banda da Vila, que havia sido aprovado por unanimidade na Câmara, ali naquele grande encontro também representada por 2 Vereadores, Carla Dias e Miguel Paulo.
Se tivesse sido um jogo, nas palavras de Gonçalo Coelho, Presidente da Direção da União Mucifalense: “(…) neste Pavilhão Desportivo hoje a cultura deu 10 a 0, uma cabazada, ao desporto (…)”.